Relacionamento entre o Judiciário e a mídia é tema de curso da Enfam

“O Judiciário e a imprensa estão condenados a ser amigos para sempre”, declarou, em maio último, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Og Fernandes. Chancelando o discurso, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promoverá em novembro o curso “O Poder Judiciário e a Mídia”, iniciativa que traz o próprio ministro Og como coordenador.

Aberto a magistrados de todo o País, o evento busca compreender as tensões de relacionamento entre o Judiciário e a imprensa, a partir da reflexão sobre público e privado no Direito. O objetivo é contribuir para um melhor entendimento dos aspectos que pautam a atuação de magistrados e profissionais da mídia.

O evento será realizado entre os dias 6 e 8 de novembro. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por meio da página enfam.jus.br/inscricao-judiciario-midia/. Um total de 40 vagas foi oferecido aos magistrados, que poderão aproveitar o curso para fins de vitaliciamento e promoção na carreira da magistratura.

Metodologia

Durante o evento, magistrados e jornalistas abordarão temas diretamente relacionados ao seu universo profissional, em especial os conflitos que cercam a liberdade de imprensa e a necessidade de proteção à vida privada.

Questões pertinentes – como segredo de justiça, liberdade de comunicar e direito ao esquecimento, entre outras – serão discutidas em seus aspectos éticos, judiciais e legislativos.

A ação educacional será desenvolvida por meio de exposição dialogada, que envolve a colaboração dos participantes na construção dos conhecimentos, de modo a facilitar a aprendizagem.

A iniciativa prevê também a realização de mesas de debate relacionadas a temas como objetividade jornalística, novas tecnologias, formação dos profissionais do direito e da imprensa e de que modo uma área é vista sob a ótica da outra.

A ideia é que os debates estimulem momentos de interação entre os participantes, que poderão trocar informações e experiências a respeito dos assuntos tratados.

Acesse aqui a programação do curso.