Enfam participa de Conferência Internacional

De 8 a 12 de novembro, Recife (PE) recebe a 7a. Conferência Internacional para Formação e Capacitação do Judiciário. A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) está representada pelo diretor-geral, ministro João Otávio de Noronha, o secretário-geral, juiz Paulo Tamburini, e pela equipe técnico-pedagógica.

O ministro Noronha fez a abertura do evento e destacou que “o jurisdicionado espera uma justiça, não apenas célere e eficaz, mas, sobretudo, justa”. Durante a Conferência serão abordados temas sobre excelência judicial em liderança e educação judicial; habilidade na construção judicial; tecnologia e ensino judicial; educação judicial de apoio à reforma do Sistema de Justiça, independência e prestação de contas; Sistema Judicial Eleitoral e Processo Judicial Eletrônico.

Coube ao juiz Paulo Tamburini apresentar o painel sobre a cooperação internacional, demonstrando um modelo sugerido de rogatórias eletrônicas.

A Conferência é promovida pela International Organization for Judicial Training (IOJT), que agrega 120 membros de 70 países. Esta é primeira vez que o evento ocorre na América Latina. 

IOJT

A organização foi criada em 2002, durante uma conferência em Jerusalém, com objetivo de promover o Estado de Direito, apoiando o trabalho dos institutos de formação judiciária em todo o mundo. A IOJT facilita a cooperação e o intercâmbio de informações e conhecimentos entre os seus Estados-institutos. Entre os palestrantes se incluem líderes com expertise em educação judicial de vários países.

Com informações da Enamat

---

Enfam e Justiça Militar consolidam parceria

A parceria entre a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e o Centro de Estudos Judiciários da Justiça Militar da União (Cejum) apresenta os primeiros resultados com a realização do curso de Formação Inicial para os novos juízes-auditores substitutos da Justiça Militar. A capacitação será oferecida pela Enfam no período de 16 a 19 de novembro.

A formação inicial aos novos juízes-auditores está sendo realizada pela primeira vez por meio do evento institucional denominado Curso de Formação Inicial dos Magistrados da Justiça Militar da União (Profima) que, inclui além das 57 horas/aulas oferecidas pela Enfam outras atividades patrocinadas pelo Cejum.

Os novos juízes já assistiram a palestras sobre o Superior Tribunal Militar, tiveram aulas práticas de defesa pessoal e realizaram visitas técnicas ao Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, à Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) e à Defensoria Pública da União (DPU).

O acordo de cooperação entre as duas instituições foi assinado pelo diretor-geral da Enfam, ministro João Otávio de Noronha e o ministro do STM, José Coêlho Ferreira no dia 5 de outubro. O acordo simbolizou o fechamento do ciclo de parcerias com as 89 escolas judiciais e da magistratura de todo o País.

Curso de encerramento

Vinte e sete juízes recém-ingressos na carreira dos Tribunais de Justiça de Mato Grosso e Acre vão compor a última turma do curso de Formação Inicial realizado pela Enfam em 2015. No período de 30 de novembro a 4 de dezembro os magistrados estarão em Brasília para cumprir 57 horas da capacitação.

Na programação do curso estão contempladas disciplinas que representam a diversidade de temas de interesse dos magistrados.