Prezado colega de magistratura,

Conforme destacado pelo ministro João Otávio de Noronha, a Enfam inaugurou, por meio desta newsletter, um novo canal de comunicação direta com a magistratura.

Neste número, divulgamos a agenda de cursos realizados pela Enfam. Chamo sua atenção, em especial, para duas ações.

A primeira ocorrerá no período de 4 e 8 de maio, em parceria com o Exército Brasileiro. Trata-se do curso Segurança e proteção de autoridades judiciais, já na terceira edição. Desta vez, será ministrado no Comando de Operações Especiais do Exército em Goiânia.

A segunda será um grande Fórum de discussões sobre o novo Código de Processo Civil, de 26 a 28 de agosto. O evento se presta ao debate de temas polêmicos da nova legislação e busca traçar uma orientação comum para a magistratura sobre a matéria.

Convido-o, pois, a participar dessas e outras atividades do nosso calendário.

Cordialmente, 

Paulo Tamburini
Secretário-Geral da Enfam

---

Enfam mais próxima dos magistrados

 A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) está oferecendo vasta agenda de cursos no decorrer de 2015. Para o mês de maio, estão previstas 24 ações educacionais, sendo 8 na modalidade de educação a distância (EaD), com mais de 600 vagas. As demais serão presenciais, distribuídas nas categorias de formação inicial, continuada e de formadores.

Entre as ações educacionais de EaD, destaca-se o Encontro sobre o panorama da educação a distância dos magistrados brasileiros, que reunirá especialistas na área e representantes das escolas judicias e da magistratura. O evento servirá para direcionar a elaboração do texto das diretrizes da educação a distância da Enfam. 

Ainda em maio, será realizado o Colóquio Educacional Judicial com o professor Livingston Armytage. O evento ocorrerá em Vitória (ES), no dia 25, com 120 vagas destinadas aos magistrados. 

Em junho, o destaque da agenda será o curso de Proteção e Segurança de Autoridades Judiciais,que oferece aos participantes extensa programação e abrange aulas teóricas e práticas sobre escolta a pé e motorizada; fundamentos e técnicas de tiro; autodefesa; informação e proteção da informação; direção defensiva e evasiva; armamento e equipamento de proteção e segurança; técnicas antissequestro/gerenciamento de crise e negociação e de segurança. 

Agilidade da EaD 

Considerando a realidade da magistratura, pontos positivos podem ser ressaltados na modalidade de ensino a distância, como a possibilidade de integração entre os juízes de todas as regiões do país; a troca de experiências e de conhecimento realizada pelos magistrados estaduais e federais; e a oportunidade de se atualizarem de acordo com o ramo de atuação e áreas afins, tudo isso com flexibilização de horários e espaço de estudo.  

 De norte a sul do Brasil, a Enfam oferece aos magistrados a oportunidade de realizar mais cursos e com temas diversificados, que vão desde os mais tradicionais, como Improbidade Administrativa e Direito Previdenciário, aos mais contemporâneos, como Depoimento Especial de Crianças e Adolescentes em Situação de Violência. O objetivo é oferecer, cada vez mais, condições ao juiz para atuar nas demandas judiciais da sociedade moderna. 

Confira o calendário de cursos