Inscrições prorrogadas

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) prorrogou as inscrições, até a próxima sexta-feira (7/8), para os magistrados interessados em participar do seminário O Poder Judiciário e o novo CPC,que será realizado nos dias 26 a 28 de agosto, no auditório do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Para as vagas remanescentes não há necessidade de que o magistrado seja indicado por parte das escolas judiciais e da magistratura.

A proposta da Enfam, com a realização do seminário, é apresentar e analisar as inovações e os desafios trazidos pelo novo Código de Processo Civil para os magistrados. Durante o evento, a Escola Nacional apresentará proposta de diretrizes que orientarão o planejamento das ações de capacitação das escolas judiciais e da magistratura em âmbito nacional visando a aplicação do novo código.

A abertura do evento será feita pelo ministro João Otávio de Noronha, e contará com as palestras do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, presidente da Comissão de juristas no Senado Federal que elaborou o anteprojeto do novo CPC, e da corregedora nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi. O ministro Fux falará sobre a Contextualização do surgimento do novo CPC e a ministra Andrighi sobre Juizados Especiais.

Confira a programação

---

Formação de formadores em parceria com ENM da França

A Enfam em parceria com a Escola Nacional da Magistratura da França (ENM), a Embaixada da França e a Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4a. Região (EMAGIS), realiza mais uma edição do curso de formação de formadores, no período de 24 a 28 de agosto de 2015, em Porto Alegre. 

O objetivo do curso é desenvolver as competências dos magistrados que atuam na formação de seus pares, elevando a qualificação técnico-pedagógica desses profissionais, de forma a preparar novos juízes para a carreira da magistratura federal, bem como para o processo de aperfeiçoamento, utilizando técnicas pedagógicas que priorizem aliar a teoria à prática. 

Dentro dessa abordagem, a Enfam visa estimular a utilização de instrumentos pedagógicos pelos formadores, como a realização de aulas expositivas e dialogadas com a integração de métodos que proporcionem a participação ativa dos juízes em formação (simulações, estudos de caso e dramatizações, entre outros).

VII Jornada de Direito Civil

Atenção ao prazo para enviar enunciados

Os interessados em enviar propostas de enunciados para a VII Jornada de Direito Civil devem ficar atentos ao prazo que se encerra na próxima sexta-feira, 7 de agosto. Os enunciados devem ser remetidos para a Secretaria do Centro de Estudos Judiciários do Conselho da Justiça Federal (CEJ/CJF), em Brasília.

A Jornada que ocorrerá nos dias 28 e 29 de setembro é uma realização do CJF em parceria com a Enfam e apoio da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

Cada proposta de enunciado deve abranger uma das seguintes matérias: Parte Geral; Responsabilidade Civil; Obrigações; Contratos; Coisas; Família e Sucessões. O participante poderá apresentar, no máximo, três proposições, independentemente dos temas das seis comissões de trabalho que serão formadas para discutir as propostas de enunciados selecionados.

O regimento da VII Jornada de Direito Civil e todas as instruções para o envio dos enunciados estão disponíveis no Portal do CJF, em Eventos.