Magistrados participam do 1º Curso Nacional para Diretores de Foro

Começou ontem (20) o 1º Curso Nacional para Diretores de Foro – Fundamentos da Administração Judiciária. Promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a ação educacional é destinada a 40 magistrados federais e estaduais.

A atividade formativa tem por objetivo desenvolver competências para que os magistrados apliquem ferramentas referentes às atribuições do gestor de foro, com a compreensão dos conceitos e princípios da gestão. Além disso, visa à elaboração de estratégias eficientes e eficazes para o cumprimento do fluxo de atividades e organização das unidades do foro.

“Nosso trabalho é, basicamente, possibilitar mais ferramentas para o diretor do foro gerir as suas competências, não só na área de pessoal, como na gestão de processos. Dessa maneira, ele consegue mais elementos para gerir os problemas que se apresentam na direção de foro, eminentemente administrativos, bem diferentes da atividade jurisdicional a que estamos acostumados”, explica a formadora Renata Lotufo, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3).

O curso é fundamentado na metodologia de análise de casos, e o conteúdo que está sendo utilizado nas situações-problema, identificadas nas rotinas dos fóruns, foi produzido nas dependências da Enfam, com o apoio da Coordenadoria de TV e Rádio do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tendo os próprios formadores como roteiristas e atores.

Para o formador Amadeo Buttelli, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), as cenas gravadas possibilitam que os magistrados se identifiquem e tenham empatia pelos clientes que recorrem ao Judiciário. “São situações corriqueiras que se apresentam, e fica até divertido participarmos das dinâmicas”, ressalta Buttelli.

A formação seguirá até a próxima quarta-feira (22), encerrando com a apresentação dos roteiros de planejamento, elaborados pelos grupos, e um momento de avaliação e sugestões para o aperfeiçoamento do programa e organização do curso.