Curso 8 – Gestão de Pessoas

Ementa:

Gestão de Pessoas e Liderança. Desenvolvimento de Equipes e Motivação de Pessoas. Comunicação, Negociação e Condução de Reuniões Produtivas. Gestão do Desempenho.

Conteúdos:

Unidade I – Gestão de Pessoas e Liderança

Tópico I: O papel da liderança no novo contexto de gestão de pessoas
1. Gestão e liderança
2. Evolução do Conceito de Liderança
Tópico II – Estilos de liderança
1. O líder e sua equipe – liderança por credibilidade
2. Liderança refinada
3. Liderança servidora

Unidade II – Desenvolvimento de Equipes e Motivação de Pessoas

Tópico I: Meios para desenvolver as dimensões da competência
1. Desenvolvimento, Gestão por Competências e suas variadas Dimensões
2. Estratégia para o desenvolvimento da competência
Tópico II: Estratégias motivacionais com foco no desenvolvimento da equipe
1. Motivação e liderança
2. O contexto para a motivação
3. Algumas teorias de motivação
Tópico III: Passos para delegação de competências como estratégia de motivação e empowerment
1. Delegação (autoridade e responsabilidade) e Empowerment
2. Quando delegar
3. Como orientar e acompanhar a atividade delegada
4. Diferença entre Delegação e Empowerment
Tópico IV: Aprendizagem organizacional
1. Valorização do erro – o erro como parte do aprendizado
2. Ambientes organizacionais (Modelo I e II)
3. Ambiente organizacional do Modelo I
4. Ambiente organizacional do Modelo II

Unidade III – Comunicação, Negociação e Condução de Reuniões Produtivas

Tópico I: Técnicas de Comunicação e Negociação com base na escuta ativa
1. Comunicação – a chave para o verdadeiro líder?
2. A escuta ativa ou escuta dinâmica
3. Criando o ambiente para o feedback
4. Quando e como dar e receber feedback?
5. Métodos de negociação para a satisfação recíproca
Tópico II: Técnica para Reuniões Produtivas
1. Etapas para a realização de reuniões produtivas
2. Gestão do pensamento e a técnica dos seis chapéus

Unidade IV – Gestão do Desempenho

Tópico I: Performance atual x performance ideal
1. Introdução à ideia de performance
2. Fatores que influenciam a performance atual
Tópico II: Aspectos característicos do desempenho
1. Conceito de desempenho
2. Fatores que interferem no desempenho
3. As dimensões do desempenho
Tópico III: Avaliação do esforço, do comportamento e do desenvolvimento
1. Avaliação do desempenho
2. Avaliação do esforço
3. Avaliação do comportamento

Objetivos:

De forma geral, com a ação educacional proposta, o participante deverá ser capaz de: elaborar um Plano de Gestão de Pessoas como forma de otimizar o trabalho da equipe com a qual atua com a finalidade de contribuir para o alcance dos objetivos estratégicos e a missão do Poder Judiciário.

Carga horária: 40 horas

Certificação:

Ao final do curso, os participantes que realizarem todas as atividades propostas pelos professores e obtiverem conceito igual ou superior a “regular” receberão certificado de aproveitamento.

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