Objetivos
1 – Aplicar o controle de convencionalidade na prática judicial, considerando a normatividade do Sistema Internacional de Proteção dos Direitos Humanos e seus aspectos éticos e sociais, e premissas teórico-normativas.
2 – Analisar as premissas teóricas e dos referenciais normativos sobre a aplicação das normas de proteção dos direitos humanos.
3- Avaliar o dever jurídico quanto ao seu papel como magistrado(a) em relação ao respeito, à proteção e à promoção dos direitos humanos e ao seu papel de agente de efetivação desses direitos, ciente da dimensão histórica da construção de um sistema de proteção da dignidade humana como instrumento embasado na racionalidade de resistência e na ação social.
4- Aplicar a normatividade obrigatória e vinculante das regras e dos princípios do sistema de garantias dos direitos humanos, das suas características e dos critérios de interpretação/aplicação.
5 – Identificar os sistemas internacionais de proteção de direitos humanos.
6 – Analisar o dever primário do juiz/da juíza na aplicação do direito internacional dos direitos humanos
7 – Aplicar o controle de convencionalidade interno, observando o diálogo entre Cortes e o direito comum interamericano.
Conteúdos
1- Direitos Humanos. A necessidade da construção de um sistema normativo de proteção da dignidade humana
2- A pratica Judicial do Controle de Convencionalidade
Proposta Metodológica
Ao longo do curso, serão realizadas discussões que possibilitem a interação e a colaboração entre os alunos, além de outras atividades avaliativas (em grupo ou individuais) que permitam a reflexão sobre o assunto estudado.
Assim, a participação ativa e a dedicação aos estudos por, pelo menos, uma hora diária são indispensáveis para o sucesso deste curso. O diálogo e a troca de experiências entre os alunos, assim como as demais atividades, ocorrerão de forma assíncrona e/ou síncrona.
Público-alvo
Magistrados atuantes nas Justiças Estadual e Federal.
Carga-horária
40 horas distribuídas em 5 semanas
Certificação
Ao final do curso, os participantes que realizarem as atividades propostas pelo tutor e obtiverem aproveitamento igual ou superior a 75% receberão certificado de conclusão com a carga horária de 40 horas/aula.