Linhas de Pesquisa

O Mestrado Profissional da Enfam, com área de concentração em Direito e Poder Judiciário, possui 2 (duas) linhas de pesquisa. Ambas possuem a sua independência teórica, mas guardam relação entre si.

A Linha de Pesquisa 1 (LP1), Eficiência e Sistema de Justiça, parte de uma perspectiva interinstitucional, sistêmica e global sobre os desafios do sistema de justiça como um todo e a necessidade de democratização e acesso à justiça, visando aperfeiçoar os métodos de comunicação, transparência e prestação de contas do Judiciário à sociedade. Para tanto, busca estimular o estudo e a pesquisa voltados ao desenvolvimento de ferramentas inovadoras de gestão e governança judiciais, abrangendo gestão de pessoas, de processos, de precedentes, de projetos, do conhecimento, de dados judiciais e do capital intelectual.

A Linha de Pesquisa 2 (LP2), Ética, Integridade e Efetividade na Atividade Jurisdicional, tem por objetivo investigar os problemas relacionados à prestação jurisdicional tendo como foco a atuação do juiz na sua unidade de trabalho. Nessa linha, os alunos serão instigados a atuarem estrategicamente, como gestores ativos de conflitos no processo judicial, a partir do estudo de ferramentas de gestão inovadoras na condução de processos, gestão da Vara e utilização de novas tecnologias, sempre com perspectiva ética e preocupação com qualidade e resultados.

Dessa forma, as Linhas de Pesquisa se articulam pela visão macro (LP1) e micro (LP2) do Poder Judiciário, com ênfase no emprego da tecnologia e de metodologias catalisadoras de um processo transformador da jurisdição.

Grupos de Estudo, Pesquisa e Inovação

Clique nos links abaixo e confira o resultado do processo seletivo dos Grupos de Estudo, Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Programa de Pós-Graduação da Enfam:

GEPDI 1 – Ética e Justiça: os desafios para a democratização do Poder Judiciário numa sociedade de desigualdades e discriminações

GEPDI 2 – Gestão de Unidades, Redes Organizacionais e Design Organizacional

GEPDI 3 – Centros de Inteligência, Precedentes e Demandas Repetitivas

GEPDI 4 – Direito, Desenvolvimento e Impacto das Decisões Judiciais

GEPDI 5 – Modelos Autocompositivos, Justiça Restaurativa e Sistema Multiportas

GEPDI 6 – Atividade Judicial, Sistema de Justiça e Modelos de Resolução de Conflito

GEPDI 7 – Justiça Digital: Inovações Disruptivas e Inteligência Artificial no Direito

GEPDI 8 – Processo coletivo comum e estruturante

Conteúdo atualizado em 27/11/2020