Programa de Pós-Graduação em Direito - PPGD

Políticas afirmativas

Políticas Afirmativas de Inclusão e Acessibilidade

A Enfam dispõe de políticas afirmativas de inclusão, permanência e acessibilidade, desde o início do mestrado, em 2020. A Resolução Enfam n. 2 de 13 de julho de 2020 disciplina sua Política de Ações Afirmativas para inclusão, em suas atividades educativas, de pessoas autodeclaradas pretas ou pardas, indígenas e com deficiência, em conformidade com o que preconiza a Resolução CNJ n. 203/2015.

Resolução n. 2 de 2020 foi atualizada pela Resolução Enfam n. 19 de 7 de janeiro de 2025.

A Resolução dispõe que, para o acesso das pessoas que se autodeclararem negras (pretas ou pardas), serão reservados 20% do total das vagas oferecidas para as ações educacionais da Enfam; e, para o acesso de pessoas com deficiência, serão reservados 5% do total das vagas oferecidas nos processos seletivos. Ainda, na nova Resolução, n. 19 de 7 de janeiro de 2025, foi acrescentado que, no processo de seleção, deverão ser observadas, sempre que possível, a paridade de gênero e a diversidade regional e de ramo de justiça, quando for o caso.

Em consonância com a Resolução, o mestrado reservou vagas em todos os seus editais de processo seletivo discente, todos com inclusão efetiva, como seguem os dados abaixo:

  1. No Edital PPGD n. 1 de 2020, foram ofertadas 30 vagas, sendo 5 para pretos e pardos e 2 vagas para pessoas com deficiência. Foram selecionadas 3 pessoas que se autodeclararam pretas ou pardas.
  2. No Edital PPGD n. 2 de 2021, foram ofertadas 30 vagas, sendo 6 para pretos e pardos e 2 vagas para pessoas com deficiência. Foram selecionadas 5 pessoas que se autodeclararam pretas ou pardas.
  3. No Edital PPGD n. 3 de 2022, foram ofertadas 20 vagas, sendo 4 para pretos e pardos e 1 vaga para pessoas com deficiência. Foram selecionadas 2 pessoas que se autodeclararam pretas ou pardas.
  4. No Edital PPGD n. 3 de 2023, foram ofertadas 20 vagas, sendo 4 para pretos e pardos e 2 vagas para pessoas com deficiência. Foram selecionadas 3 pessoas que se autodeclararam pretas ou pardas.
  5. No Edital PPGD n. 3 de 2024, foram ofertadas 20 vagas, sendo 4 para pretos e pardos, 1 vaga para pessoas com deficiência, 1 vaga para indígena e 1 para quilombola. Foram selecionadas 5 pessoas que se autodeclararam pretas ou pardas. E 2 pessoas que se autodeclararam com deficiência.

Acessibilidade

A Enfam possui atualmente plena e adequada acessibilidade às pessoas com deficiência, sejam estas relativas à limitação física ou mental, no que diz respeito ao acesso às atividades de ensino, pesquisa e extensão, tanto nas modalidades presenciais como à distância. Isso se dá, por meio da adequação arquitetônica do seu espaço físico e pela elaboração e utilização do material e dos instrumentos pedagógicos diferenciados.
Para isso, com objetivo de melhorar tal estrutura, em 2023, foi realizada avaliação e revisão do plano de acessibilidade. A iniciativa teve apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio do projeto “Formação Judicial Qualitativa”, que mantém acordo de cooperação internacional com a Enfam. Consultores avaliaram a acessibilidade arquitetônica dos ambientes, buscando a melhor inclusão de pessoas com deficiência nas instalações da Escola.

A metodologia adotada para a avaliação baseou-se na conformidade do espaço com as normas e leis de acessibilidade, com ênfase na Norma Brasileira 9050 de 2020 e no Decreto Federal 5296 de 2004. A inspeção presencial ocorreu em 3 de novembro de 2023, com interações diretas com os usuários do espaço. A visita abordou questões fundamentais para garantir o acesso e a segurança de todos, especialmente das pessoas com deficiência, em conformidade com as normas vigentes.

A análise detalhada das condições de acessibilidade da Enfam revelou oportunidades valiosas para promover a inclusão plena de pessoas com deficiência. As melhorias propostas visaram à criação de um ambiente mais acessível e inclusivo, garantindo que todos os usuários, independentemente de suas condições físicas ou sensoriais, possam desfrutar dos espaços e serviços oferecidos pela Escola.

Essas ações foram essenciais para assegurar que o espaço da Enfam atenda plenamente às normas de acessibilidade e promova a inclusão, reafirmando o compromisso da instituição com a igualdade e o respeito a todos os cidadãos.

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