Juízes recém-ingressos do TRF5 participam do Curso de Formação Inicial

Os novos juízes federais substitutos, aprovados no último concurso público da 5ª Região, iniciaram nesta semana o Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial, realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). A atividade formativa segue até 27/2. A abertura da programação foi realizada, em 18/2, pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento […]

Os novos juízes federais substitutos, aprovados no último concurso público da 5ª Região, iniciaram nesta semana o Módulo Nacional do Curso de Formação Inicial, realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). A atividade formativa segue até 27/2.

A abertura da programação foi realizada, em 18/2, pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, desembargador Eladio Luiz da Silva Lecey. O diretor da Escola de Magistratura Federal da 5ª Região (Esmafe), Edilson Nobre, também acompanhou o início das atividades.

Até o encerramento, os 15 formadores abordarão diversos temas, como: Ética e Humanismo; Questões Raciais; Questões de Gênero; Mediação e Conciliação; O Juiz e o Mundo Virtual; O Juiz, a Sociedade e os Direitos Humanos; entre outros.

A ação educacional possibilitará que o magistrado recém-ingresso desenvolva as competências necessárias ao exercício crítico de seu papel na aplicação efetiva da justiça.

Para uma abordagem mais ampla dos diversos níveis de atuação do juiz, a Enfam promove a edição-piloto do Módulo Nacional, agora com maior duração, oito dias de aulas.

Fonte: TRF5, com adaptações.