Coleção Selo Enfam

Criada para oferecer subsídios ao aprimoramento das atividades profissionais de magistrados, a Coleção apresenta uma série de publicações sobre assuntos atuais relacionados à função jurisdicional, priorizando os temas relativos aos conteúdos mínimos que devem ser observados pelas escolas da magistratura federais e estaduais nos cursos de formação e aperfeiçoamento.

Acesse, por meio dos links abaixo, as publicações (formato PDF):

As Demandas Repetitivas e os Grandes Litigantes
O livro é resultado de estudos realizados por grupo de trabalho da Enfam, a partir da compilação de experiências exitosas no trato da litigância serial e da análise do ordenamento jurídico sob uma perspectiva transdisciplinar. Os artigos discorrem sobre “boas práticas”, extensão e limites da conciliação, danos sociais, direito comparado, agências reguladoras, direito processual coletivo, sistema brasileiro de precedentes e reflexos do novo CPC nas demandas de massa.

Juiz Servidor, Gestor e Mediador
Demonstra que o Poder Judiciário passa por um processo de evolução e superação em que o magistrado integral – servidor, gestor e mediador –, aberto ao conhecimento multidisciplinar, é o marco dos novos rumos. Ressalta a importância das escolas nacionais de formação de magistrados para conduzir os juízes a superar uma cultura que não encontra espaço nos dias de hoje.

 

Impactos econômicos e sociais das decisões judiciais: aspectos introdutórios
Analisa as relações existentes entre direito e economia com base nas teses da Law & Economics. Traz, ainda, estudos de casos com observações sobre decisões judiciais que envolveram as dimensões econômica, jurídica e social.

 

Administração Judiciária: Gestão Cartorária
Propõe a adoção de técnicas de gestão administrativa nos cartórios judiciais mediante a implantação de um manual de implementação de planejamento estratégico para cartórios desenvolvido com base na análise dos problemas gerenciais relacionados com a falta de planejamento e com a inexistência de modelos para a prática de atos administrativos rotineiros, que limitam a eficiência do Judiciário.

 

Por que estudar Filosofia do Direito? Aplicações da Filosofia do Direito nas Decisões Judiciais
Aborda as vicissitudes do ensino da Filosofia do Direito, o consequente desconhecimento da matéria e a dificuldade de demonstrar sua importância principalmente na formação dos militantes da área jurídica.

 

Outras publicações:

Coleção Produções Científicas
Idealizada para divulgar as produções científico-acadêmicas dos magistrados das Justiças Federal e Estadual.

Coleção Subsídios Enfam
Publicações com subsídios para a implantação da Enfam e para a integração do ensino e pesquisa das escolas judiciais e da magistratura.