Educação a Distância

Na visão adotada pela Enfam para a EaD, a construção coletiva dos conhecimentos ganha sentido e força no ambiente virtual de aprendizagem. Para tanto, a configuração de ações pedagógicas toma a comunicação e o diálogo como mediadores do processo de ensinar e aprender e, portanto, como elementos capazes de contribuir para a criação de novas formas de produção de conhecimentos, que têm origem nas interações e no diálogo entre os participantes.

Disso decorre a preocupação com o desenvolvimento de atividades que considerem a capacidade intelectual dos juízes, por meio de propostas desafiadoras e problematizadoras sobre a prática laboral, tendo o cuidado de situá-la no contexto sócio-histórico-cultural no qual se realiza.

Na concepção dos cursos a distância, a Enfam mantém o design instrucional focado na interação, na colaboração e no compartilhamento de experiências e saberes entre os pares.

Os cursos são disponibilizados em formatos variados (texto, vídeo, áudio, imagens e animações), seu desenho conta com a aplicação de ferramentas tecnológicas diversas, sendo o conteúdo dividido em unidades semanais.
Quanto à carga horária, os cursos possuem em média 40 horas-aula e duração aproximada de 40 dias, sempre com o acompanhamento do tutor, cujo papel principal é orientar, auxiliar o magistrado-aluno a interagir com seus pares, a participar ativamente e a aprender de forma efetiva por meio do ambiente virtual de aprendizagem.

 

Formação de Formadores

Formação de Formadores – Desenvolvimento Docente – Nivel 1 -Módulo 2

Formação de Formadores – Curso de Formação de Tutores no Contexto da Magistratura – Nível 2

Formação de Formadores Coordenadores – Módulo Planejamento de ensino – Nível 2

Formação de formadores Coordenadores – Módulo de Coordenação Educacional/Pedagógica – Nível 2