RIAEJ

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) faz parte da Rede Ibero-Americana de Escolas Judiciais (RIAEJ) ou Red Iberoamericana de Escuelas Judiciales, em espanhol. A RIAEJ é uma comunidade de cooperação multilateral que visa a articulação e o apoio recíproco entre as escolas judiciais e os centros de capacitação judicial na região da América Latina e da Península Ibérica. A Enfam integra a RIAEJ desde 2007, com a oficialização de ingresso na IV Assembleia Geral da RIAEJ, celebrada no Rio de Janeiro, Brasil, naquele mesmo ano.

A fundação da RIAEJ ocorreu no contexto do II Encontro Ibero-Americano de Conselhos de Magistratura, sendo aprovada na VI Cúpula Ibero-Americana de Presidentes de Cortes Supremas e Tribunais Supremos de Justiça, em maio de 2001, nas Ilhas Canárias, Espanha. Conforme as normas de funcionamento da RIAEJ, o seu órgão supremo é a Assembleia Geral, formado por todas as escolas judiciais, centros públicos e unidades de capacitação que integram a Rede.

A Rede é composta por 22 países, sendo eles: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Espanha, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Portugal, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

De maneira conjunta, esses países buscam alcançar os objetivos da RIAEJ de: i) contribuir para a troca de informação sobre programas, metodologias e sistemas de capacitação judicial; ii) facilitar a coordenahttp://www.riaej.com/ção das atividades entre seus membros; e iii) planejar atividades conjuntas de capacitação judicial.

Acesse a página da RIAEJ: https://www.riaej.com/