4ª Vara de Família realiza mutirão da conciliação

Em cumprimento ao cronograma do mutirão de conciliação realizado na  Central de Conciliação, no Fórum Desembargador Leal de Mira, a 4ª Vara  de Família de Macapá durante toda esta semana está realizando audiências  de conciliação que envolvem, dentre outras, ações de alimentos; revisão  e exoneração de alimentos; homologação de pensão alimentícia e  homologação de guarda. […]

4varaEm cumprimento ao cronograma do mutirão de conciliação realizado na  Central de Conciliação, no Fórum Desembargador Leal de Mira, a 4ª Vara  de Família de Macapá durante toda esta semana está realizando audiências  de conciliação que envolvem, dentre outras, ações de alimentos; revisão  e exoneração de alimentos; homologação de pensão alimentícia e  homologação de guarda.

 Os mutirões ocorrem para agilizar situações e ter o seu desfecho  rapidamente. Sobre isso, o juiz Carlos Fernando Silva Ramos, titular da  4ª Vara, reforça a importância dessa modalidade de resolver conflitos  nas varas de família, sobretudo, porque, através da concordância de  ambas as partes, muitos problemas podem ser resolvidos de forma amigável  e menos traumática para os envolvidos.

 Nos eventos de conciliação, a intervenção do agente conciliador pode  ajudar que conflitos familiares perdurem por muitos anos e, de forma  rápida, as disputas se resolvam logo. Segundo o juiz Carlos Fernando, é  muito positivo esse tipo de trabalho.

 Para ele, o uso da conciliação, especialmente da mediação, tem  contribuído para a implantação de uma cultura de paz na sociedade.

 “Estamos avançando cada vez mais para atingir esse objetivo. As pessoas  envolvidas numa situação conflituosa podem resolvê-la de forma  cooperativa. Para o Judiciário é muito interessante porque abrevia o  processo, resolve rapidamente e traz resultados mais consistentes,  evitando que o conflito se desdobre e volte novamente ao judiciário por  meio de outras ações”, enfatizou o juiz.

 No período de 22 a 30 de abril, o mutirão da conciliação prosseguirá  com audiências agendadas pela 1ª Vara de Família e 2ª Vara Cível e de  Fazenda Pública.