62 novos juízes de São Paulo participarão do Curso de Iniciação Funcional

Uma semana de imersão institucional nos principais órgãos de Políticas Sociais, controle e fiscalização federais instalados em Brasília. Assim será a rotina de 62 juízes recém-ingressos na Justiça de São Paulo que participarão da edição inaugural do Curso de Iniciação Funcional para Magistrados – Módulo Nacional, um dos projetos da nova diretoria da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O curso acontece de segunda (10/12) até sexta (14/12) nas dependências da Escola.

Segundo a diretora-geral da Enfam, ministra Eliana Calmon, o curso tem o objetivo de “nacionalizar” os novos magistrados, ambientando-os junto às principais instituições desenvolvedoras de políticas nacionais de Estado instaladas em Brasília. “Queremos que os jovens juízes entendam seu papel enquanto agente de poder, em compasso com a realidade sócio-política do país”, explica a ministra.

Além da inserção no universo institucional de Brasília, os magistrados paulistas conhecerão os procedimentos adotados por muitos dos órgãos com os quais terão de lidar processualmente ao longo de suas carreiras. Inclusive aprenderão como utilizar os programas e ferramentas desenvolvidas por estas instituições, o que poderá auxiliá-los no trabalho de juiz tanto na elaboração de seus processos como na execução de sentenças e decisões.

A dinâmica do curso se dará por meio de apresentações técnicas a cargo dos executivos dos principais órgãos do Estado nacional, além dos programas e estratégias hoje existentes no País.