Primeiro episódio conta com a participação do diretor-geral da Escola, ministro Benedito Gonçalves

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) lançou, nesta quinta-feira (18), o podcast Fala Enfam, uma iniciativa para ampliar o debate sobre temas relevantes da magistratura. O primeiro episódio traz uma discussão sobre educação judicial e os desafios da carreira na magistratura, com a participação do diretor-geral da Escola, ministro Benedito Gonçalves. Os episódios são apresentados pelo secretário-geral da Escola, Ilan Presser, e o programa estará disponível no Spotify e no canal da Enfam no YouTube, também em formato de videocast.
Primeiro episódio
No episódio de estreia, o ministro Benedito Gonçalves traz reflexões sobre a criação e evolução da Enfam e destaca a importância de preparar juízes não apenas tecnicamente, mas também com valores éticos, empáticos e humanísticos. “A Escola não é para ter experiência de processo civil, condicional e penal, os estudos já foram avaliados. É para fazer com que aqueles que ingressaram na magistratura aprendam a ser juiz com uma atitude empática, humanística e ética”, afirmou.
O episódio também aborda temas como vocação e capacitação para a magistratura, inclusão, diversidade, direitos humanos, ética e novas tecnologias, além da discussão sobre o Exame Nacional da Magistratura (Enam), os cursos de formação e aperfeiçoamento e o mestrado da Enfam.
Benedito Gonçalves também reforçou que a missão da Enfam vai desde o ingresso na magistratura até o aperfeiçoamento de juízes, atribuindo destaque ao Enam. “Já temos a missão constitucional de regular os cursos de formação e aperfeiçoamento e já avançamos para o vitaliciamento. Somos agora curadores do Enam, então, recebemos também a missão de cuidar do ingresso na magistratura e já estamos indo para a quarta edição”, relatou.
Sobre o Fala Enfam
A iniciativa é realizada em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio do projeto Formação Judicial Qualitativa, que busca aprimorar a prestação jurisdicional e fortalecer as ações da Escola. O podcast é voltado a magistrados, estudantes e bacharéis em Direito interessados na carreira judicial e demais pessoas que desejem saber mais sobre o assunto.
A previsão é de que o podcast tenha episódios mensais, com cerca de 30 minutos, abordando temas atuais e relevantes para a magistratura e o Poder Judiciário brasileiro, em um formato leve e acessível. Os próximos episódios contarão com a participação de outros ministros e juízes convidados a compartilhar experiências e reflexões.