Magistrado brasileiro assume liderança em tribunal internacional, reforçando o papel do Brasil na defesa dos direitos humanos e a importância da formação judicial

O secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Ilan Presser, representou a Escola na posse do jurista Rodrigo Mudrovitsch como presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) na última segunda-feira, 26 de janeiro. A cerimônia, realizada em São José da Costa Rica, elevou um brasileiro ao mais alto posto da Corte.
Representando a instituição e sublinhando a relevância do evento para a formação e aperfeiçoamento de magistrados no país, Ilan descreveu o momento como um marco histórico para o Judiciário brasileiro e para a defesa dos direitos humanos na América Latina. “A ascensão de Mudrovitsch à presidência da Corte IDH é um feito notável – ele atua na instituição desde fevereiro de 2022, quando assumiu como o segundo juiz mais jovem da história do tribunal. Sua posse reforça o compromisso do Brasil com os direitos humanos e a democracia, temas centrais para a atuação da Corte”, disse ele.
A Enfam, ao se fazer presente, reitera a importância de seus programas de formação estarem alinhados com as diretrizes e jurisprudências internacionais, especialmente aquelas emanadas da Corte IDH, que impactam diretamente a aplicação do Direito no Brasil.
