Magistradas e magistrados que participam da formação inicial são recebidos no STF

Grupo esteve no Supremo nesta quinta-feira

O Salão Nobre do Supremo Tribunal Federal (STF) foi o local escolhido pela Corte para receber novos integrantes da magistratura, que participam do Módulo Nacional de Formação Inicial ministrado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). O grupo, formado por 71 juízas e juízes recém-ingressos na carreira, foi até a sede da Corte Suprema para conhecer a estrutura e dialogar com magistrados.

O grupo foi recebido pelas juízas auxiliares da presidência Franciele Pereira e Flávia Costa Viana. Franciele explicou sobre o trabalho desenvolvido por juízes auxiliares no STF e também ressaltou a importância dos vínculos entre Brasil e Angola, considerando o intercâmbio proporcionado pelo curso de formação, com a participação de 15 magistrados angolanos. “São países irmãos e espero que a gente sempre esteja próximo. Trabalhamos em projetos conjuntos e fico muito feliz com isso”, disse.

Flávia falou sobre sua experiência como juíza na ouvidoria do Supremo. “Nesse trabalho, estamos trazendo para o STF discussões sobre pautas como equidade de gênero e raça, que são temas importantes para o ministro presidente do Supremo, que tem um olhar muito humano para grupos historicamente invisibilizados em nosso país. Além da escuta ativa, trazemos essas pautas para serem discutidas e visibilizadas, para que o cidadão se sinta visto e ouvido”, afirmou.

Docente do mestrado da Enfam e juíza auxiliar no STF, a magistrada Luiza Vieira Sá de Figueiredo também esteve no encontro e afirmou que trabalhar com a formação inicial de juízas e juízes é renovar os votos com a magistratura. “Poder proporcionar essa visão de como o Poder Judiciário é plural e enorme, por meio dessas visitas, é muito positivo. É uma imersão para que novos juízes se reconheçam em uma identidade nacional e isso é muito importante”, ressaltou. Após as apresentações, a turma foi conduzida a um pequeno tour para conhecer as instalações do Supremo.