A experiência da Enfam na formação dos magistrados é apresentada na Enamat

O sistema de formação profissional da magistratura laboral foi tema da primeira atividade no segundo dia do Curso de Formação para Gestores de Escolas Judiciais do Trabalho, promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat).

O juiz de Direito Paulo de Tarso Tamburini, secretário-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), falou sobre a mudança da metodologia da educação na magistratura, destacando a evolução desse aprendizado e da carreira dos juízes brasileiros. Hoje, através de capacitação nos cursos de formação, principalmente entre os juízes de primeiro grau, promove uma troca intensa de informações, gerando, inclusive, uma avaliação de impacto de resultados para saber o aproveitamento desses cursos.

Tamburini falou sobre o planejamento estratégico no Judiciário e sobre as diretrizes pedagógicas da Enfam, ressaltando a importância da parceria entre a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e a Enamat em diversos aspectos de interesse comum. “Temos hoje 27 escolas estaduais, cinco federais, 24 escolas judiciais do Trabalho, a Enfam e a Enamat como gestoras, e precisamos promover o intercâmbio entre todas, pois a rotina de um juiz do trabalho não é diferente dos juízes da justiça estadual ou federal”, destacou Paulo Tamburini.

O secretário-geral da Enfam chamou atenção para a criação de um calendário conjunto para toda magistratura, através dessa parceria, e das inúmeras oportunidades de intercâmbio em cursos e outros eventos conjunto, tornando as atividades mais ricas em termos de experiência, mais eficientes em termos de custos de recursos públicos e mais alinhadas em proveito do objetivo comum: qualificar os magistrados e o Poder Judiciário.

O curso de formação está acontecendo até amanhã (17), abordando temas como a engenharia de gestão nas escolas judiciais, o sistema de formação profissional da magistratura laboral, entre outros tópicos.

Fonte: Ascom/Enamat