Balanço positivo no primeiro dia do curso de planejamento de ensino da Enfam

A segunda edição do curso “Planejamento de Ensino no Contexto da Magistratura”, realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), tem o objetivo de preparar as equipes pedagógicas das escolas de magistratura em todo o país e contou com a presença de 27 alunos, entre servidores de tribunais que atuam nas equipes […]

A segunda edição do curso “Planejamento de Ensino no Contexto da Magistratura”, realizado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), tem o objetivo de preparar as equipes pedagógicas das escolas de magistratura em todo o país e contou com a presença de 27 alunos, entre servidores de tribunais que atuam nas equipes pedagógicas das escolas de magistratura, pedagogos e magistrado do Rio Grande do Sul.

O juiz, Roberto José Ludwig, conta que foi designado pelo diretor da Escola Superior da Magistratura do Rio Grande do Sul (AJURIS) por sua experiência na organização de cursos de formação para juízes, com o objetivo de levar o conhecimento adquirido para compartilhar com os membros da AJURIS. “É importante ver a realidade das outras escolas e realizar a troca de experiências. É um aperfeiçoamento importante para as práticas da escola no que diz respeito ao planejamento dos cursos”, afirma o juiz.

Outra participante, Susana Costa Lima, trabalha na Divisão Pedagógica da Escola da Magistratura do Rio Grande do Norte (ESMARN), e veio em busca de técnicas que permitam realizar cursos que motivem a participação dos juízes. “Há a necessidade de um planejamento de ensino inovador, criativo, para atrair os magistrados. Creio que deve ser um plano construído em conjunto, ouvindo as demandas e as sugestões dos magistrados que vão participar. Acredito também que seja possível unificar o planejamento de ensino no contexto adulto-magistrado, como está fazendo a Enfam ao oferecer esse curso”, destaca Susana.

Segundo a secretária executiva da Enfam, Maria Raimunda Mendes da Veiga, o curso foi idealizado para preencher uma lacuna de competências identificada na etapa de planejamento do ensino. O objetivo é que os participantes tenham condições de elaborar planos de curso  alinhados com as diretrizes pedagógicas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrado.