maio, 2025 Filtros: Data Data Cor 27marallday09maialldayCurso de Formação de Tutores no Contexto da MagistraturaEaD A ação, realizada no formato on-line, tem o objetivo de fazer a tutoria de cursos na modalidade remota e leva em consideração o contexto de formação das magistradas e magistrados. A ação, realizada no formato on-line, tem o objetivo de fazer a tutoria de cursos na modalidade remota e leva em consideração o contexto de formação das magistradas e magistrados. As inscrições devem ser feitas pela plataforma EducaEnfam. A programação terá um momento de ambientação, quatro etapas de conteúdo programado e uma etapa final para a elaboração e o envio da atividade avaliativa. Março 27 (Quinta-feira) - Maio 9 (Sexta-feira) EaD Educação a Distância Com a ação proposta, pretende-se que os participantes sejam capazes de exercer a tutoria de cursos na modalidade a distância, considerando cada contexto de formação de magistrados, demonstrando sensibilidade, comportamento respeitoso e habilidades práticas inerentes às tarefas do tutor. Magistradas e magistrados e servidoras e servidores, além de demais profissionais que venham a atuar em atividades docentes em cursos a distância no âmbito da Enfam e/ou escolas estaduais e federais. 80 40 horas-aula As inscrições devem ser feitas por meio de link enviado às escolas, até o dia 20 de março. Conceitos básicos e contexto histórico e legal da EAD – princípios e finalidades no ensino dos magistrados; Elementos gerais da tutoria (função, estratégias, aspectos do processo de ensino e aprendizagem); O trabalho do tutor no contexto da formação dos magistrados (competências e habilidades; metodologias, avaliação); Funcionalidades do Moodle para tutoras e tutores. 31marallday30junalldayFeaturedBioética, Justiça e Direitos HumanosEspecialização A Enfam realizará especialização em Bioética, Justiça e Direitos Humanos, curso de pós-graduação lato sensu, que ocorrerá de 31 de março de 2025 a 30 de junho de 2026. Ao Mais A Enfam realizará especialização em Bioética, Justiça e Direitos Humanos, curso de pós-graduação lato sensu, que ocorrerá de 31 de março de 2025 a 30 de junho de 2026. Ao todo, serão oferecidas 45 vagas para magistratura federal e estadual. Acesse o edital. O curso terá como coordenadores o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sérgio Kukina e o professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Direito e Poder Judiciário da Enfam André Augusto Salvador Bezerra, juiz do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). Março 31 (Segunda-feira) - Junho 30 (Terça-feira) ENFAM / Moodle / Teams Com carga horária de 440 horas, o curso terá como coordenadores o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sérgio Kukina e o professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Direito e Poder Judiciário da Enfam André Augusto Salvador Bezerra, juiz do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). As aulas ocorrerão de forma semipresencial e o curso contará com eixos temáticos e oficinas, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo da especialização é aprofundar a compreensão da Bioética em suas intersecções com a Justiça e os Direitos Humanos, analisando fundamentos, aplicações e desafios contemporâneos no contexto das políticas públicas, da equidade em saúde e da proteção das populações vulnerabilizadas. Entre as disciplinas que serão apresentadas, O papel da ciência e as decisões judiciais; Bioética clínica e biodireito; Biotecnologia, inteligência artificial e impacto bióeticos; entre outros temas. Magistradas e magistrados dos tribunais regionais federais e dos tribunais de justiça, e, em caráter excepcional, servidores públicos de carreira jurídica, que atuem em atividade de assessoria ou exerçam funções essenciais à justiça, membros do Ministério Público, da Advocacia Pública e da Defensoria Pública. 45 440 As inscrições estão abertas e devem ser feitas até o dia 19 de março, em formulário disponível no site da Escola. Pós-graduação Eixo 1: Fundamentos da Bioética e Direitos Humanos (90h) Eixo 2: Bioética Clínica e Biodireito (125h) Eixo 3: Bioética Social e Populações Vulneráveis (105h) Eixo 4: Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (90h) Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (30h) 03abrallday05maialldayCrédito ao Consumidor e SuperendividamentoFormação Continuada A Enfam promove o curso de Formação Continuada sobre Crédito ao Consumidor e Superendividamento. A capacitação acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 30 horas, A Enfam promove o curso de Formação Continuada sobre Crédito ao Consumidor e Superendividamento. A capacitação acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 30 horas, e conta com 40 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam até o dia 31 de março e o curso ocorrerá de 3 de abril a 5 de maio. Abril 3 (Quinta-feira) - Maio 5 (Segunda-feira) EaD Educação a Distância A formação tem como objetivo aprofundar a compreensão dos aspectos teórico-práticos relacionados à recente atualização do Código de Defesa do Consumidor (CDC), prevista na Lei 14.181/2021. O curso pretende capacitar a magistratura para lidar e aplicar a nova legislação e para promover uma cultura de crédito responsável e proteção ao consumidor endividado. Magistradas e magistrados federais e estaduais e de tribunais superiores ou conselho. 40 30 As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam até o dia 31 de março. Etapa 1 – Novos paradigmas da Lei 14.181/2021 – situações de superendividamento. Etapa 2 – Novos deveres de informação e crédito e as sanções judiciais aplicáveis ao descumprimento. Etapa 3 – Técnicas para a conciliação – perspectiva de preservação do mínimo existencial: procedimento de repactuação das dívidas previsto no art. 104-A. Etapa 4 – Desafios e Procedimentos judiciais do processo por superendividamento – elaboração de um plano compulsório de pagamento. 28abrallday18maialldayFeaturedO Judiciário e a Governança DigitalCurso semipresencial O curso é voltado a desembargadoras e desembargadores federais e estaduais, além de juízas e juízes federais e estaduais, e tem como objetivo capacitá-los a analisarem de forma adequada os Mais O curso é voltado a desembargadoras e desembargadores federais e estaduais, além de juízas e juízes federais e estaduais, e tem como objetivo capacitá-los a analisarem de forma adequada os conflitos judiciais relacionados às novas tecnologias, sob a perspectiva do direito digital e da governança digital. Será realizado na modalidade semipresencial, sendo a parte presencial do curso realizada na (PUC/RJ). Pessoas interessadas têm até o dia 9 de abril para se inscrever. Confira o cronograma. Abril 28 (Segunda-feira) - Maio 18 (Domingo) Ajudar os magistrados a lidar com questões como desinformação online, proteção de dados e privacidade, controle de algoritmos e transparência, interação com tecnologias emergentes na prática judicial e com a complexidade das novas tecnologias e suas regulamentações. Desembargadoras e desembargadores federais e estaduais, além de juízas e juízes federais e estaduais 40 horas/aula Faça sua inscrição até o dia 9 de abril. Impacto da era digital no Judiciário, governança digital, IA, regulação da IA, liberdade de expressão, desinformação, ética e regulação legislativa e judicial da IA no Brasil e no mundo, novas tecnologias, análise dos aspectos de propriedade intelectual no ambiente digital, autoria e IA, reconhecimento e validação de provas digitais e combate à desinformação nas redes sociais. Também haverá discussões sobre economia compartilhada, decisões dos tribunais superiores sobre plataformas digitais e outros temas relacionados. 13mai8:0012:00FeaturedCurso Nacional sobre os Enunciados de Equidade Racial A Enfam, em parceria com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Conselho da Justiça Federal (CJF) e a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), promove, A Enfam, em parceria com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), o Conselho da Justiça Federal (CJF) e a Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), promove, no dia 13 de maio, o Curso Nacional sobre os Enunciados da Equidade Racial. A capacitação faz parte da formação continuada da Enfam e será realizada de forma híbrida, das 8h às 12h, com atividades presenciais no auditório da Emerj, no Rio de Janeiro, e também com a opção de participação remota. (Terça-feira) 8:00 - 12:00 EMERJ Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro O curso terá início com uma palestra sobre políticas judiciárias, ações afirmativas, concursos públicos, representatividade de pessoas negras na magistratura, autodeclaração e heteroidentificação. Além disso, estão previstos dois painéis: Proteção dos direitos das comunidades quilombolas, Liberdade de pensamento, de consciência e de crença, e Racismo algorítmico e direito ambiental; e Racismo e responsabilidade civil e penal, Infância e Juventude, questões raciais e o mundo do trabalho. Magistratura federal 400 (participação presencial) e 400 (participação remota) O curso está com inscrições abertas por meio do formulário para participação presencial ou pelo formulário para participação remota. 15maiallday14agoalldayFeaturedJurisdição em FronteirasEspecialização A Enfam realizará especialização em Jurisdição em Fronteiras, curso de pós-graduação lato sensu, com 45 vagas para magistradas e magistrados dos tribunais regionais federais e dos tribunais de justiça. Acesse o Mais A Enfam realizará especialização em Jurisdição em Fronteiras, curso de pós-graduação lato sensu, com 45 vagas para magistradas e magistrados dos tribunais regionais federais e dos tribunais de justiça. Acesse o edital do processo seletivo. O curso ocorrerá no período de 15 de maio de 2025 a 14 de agosto de 2026. A expectativa é de que ao final do curso os participantes estejam aptos a exercer a jurisdição em conformidade com a realidade fronteiriça, os direitos humanos e a legislação especial. Maio 15 (Quinta-feira) - Agosto 14 (Sexta-feira) ENFAM / Moodle / Teams O objetivo é capacitar e fomentar pesquisas relacionadas aos direitos fundamentais e sua efetividade como mecanismo de realização de justiça social nacional e internacional, como a tutela de direitos fundamentais nas regiões de fronteiras e seus impactos na integração da jurisdição nacional e no desenvolvimento regional, incluindo as dimensões econômica, política e social. A carga horária da pós-graduação será de 390 horas/aula, sendo 360 horas para realização das disciplinas e 30 horas para elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). A expectativa é de que ao final do curso os participantes estejam aptos a exercer a jurisdição em conformidade com a realidade fronteiriça, os direitos humanos e a legislação especial. Magistradas e magistrados dos tribunais regionais federais e dos tribunais de justiça, e, em caráter excepcional, servidores públicos de carreira jurídica, que atuem em atividade de assessoria ou exerçam funções essenciais à justiça, membros do Ministério Público, da Advocacia Pública, da Defensoria Pública, da Polícia Federal e de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores. 45 390 As inscrições estão abertas e devem ser feitas até o dia 6 de abril, em formulário disponível no site da Escola. Eixo 1: Cidadania e Fronteiras (140h) 19mai(mai 19)9:0023(mai 23)18:00Módulo Nacional - TJMG e TJMTFormação Inicial Destinado a juízas e juízes recém-ingressos no Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o Módulo Nacional é obrigatório e abrange temas que visam Destinado a juízas e juízes recém-ingressos no Tribunal de Justiça de Minas Gerais e Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o Módulo Nacional é obrigatório e abrange temas que visam facilitar a inserção no contexto da atividade judicial em consonância com a realidade local. As informações trabalhadas no módulo têm cunho teórico-prático e buscam a conscientização de magistradas e magistrados em relação ao seu ofício e ao seu papel no Poder Judiciário e na sociedade. 19 (Segunda-feira) 9:00 - 23 (Sexta-feira) 18:00 ENFAM - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (CJF) SCES – Trecho 3, Polo 8, Lote 9, 1º andar - Brasília - DF - CEP 70200-003 Desenvolver competências para o exercício crítico acerca do papel do juiz na aplicação efetiva da justiça em uma sociedade em permanente transformação e sua integração na instituição, na comunidade e no mundo, ao orientar sua atuação pela base dos princípios constitucionais, tendo a ética e o humanismo como integradores dos demais saberes da formação e prática profissional. Juízas e Juízes Estaduais e Federais 40 horas-aula Não se aplica Participantes que obtiverem participação de 100% da carga horária receberão certificado emitido pela ENFAM 26mai(mai 26)9:0028(mai 28)18:00Desenvolvimento Docente - Nível 1, Módulo 1Formação de Formadores No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar os juízes formadores nas práticas pedagógicas mais adequadas à especificidade da magistratura se faz necessária. Esta ação específica está enquadrada no Nível 1 Módulo 1 do Curso de Formação de Formadores. 26 (Segunda-feira) 9:00 - 28 (Quarta-feira) 18:00 EJPA - Escola Judicial do Poder Judiciário do Estado do Pará Objetivo geral Objetivos específicos Juízes federais, juízes estaduais, servidores da justiça federal e servidores da justiça estadual 35 24h Participação ativa nas atividades com no mínimo 75% aproveitamento e de presença. ETAPA I – O contexto e fundamentos basilares do trabalho docente ETAPA II- Especificidades do processo de ensino-aprendizagem e o trabalho docente ETAPA III- Planejamento/estruturação de uma ação educativa – elementos do planejamento easpectos a observar/considerarDetalhes do Evento
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Eixo 2: Tecnologia, Soberania e Segurança Internacional (120h)
Eixo 3: Governança e Cooperação (100h)
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (30h)Detalhes do Evento
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Objetivos
Organizar o Planejamento de Ações Educativas e de Aula com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos.
1. Analisar, reflexivamente, elementos do planejamento de curso/ensino e aspectos específicos da prática docente, considerando o percurso do trabalho e formação no âmbito da magistratura, de modo a articular as experiências, conhecimentos específicos e resultados percebidos como significativos entre os formadores no sentido de melhor estruturar seu projeto educativo;
2. Aplicar os fundamentos pedagógicos que orientam as diretrizes da Enfam em ações educativas necessárias para o desenvolvimento de competências;
3. Reconhecer o trabalho e as especificidade da docência no contexto da magistratura;
4. Identificar os aspectos relacionados ao aprender, ensinar e avaliar;
5. Analisar os elementos constitutivos do trabalho educativo;
6. Identificar os elementos que integram as ações educativas e a prática de ensino;
7. Aplicar na ação docente.Público-alvo
Nº de vagas
Carga horária
Certificação
Conteúdos
Educação Profissional a função da Escola no contexto da magistratura e diretrizes pedagógicas da Enfam/Escolas;
Perspectivas/tendências educacionais/pedagógicas;
Os profissionais da Educação e o trabalho educativo;
Os desafios, o papel e as atividades docente no contexto educacional e da magistratura;
O saber docente no contexto da formação da magistratura – elementos constitutivos do trabalho educativo considerando o contexto, as Diretrizes Pedagógicas da Enfam/Escola e o projeto pedagógica da instituição;
A construção coletiva do saber/competências docente.
Educação, instrução e docência no contexto da magistratura;
Especificidades do ensino e da aprendizagem – ensinar, aprender e avaliar (aspectos da literatura e do contexto);
Competências e os saberes docente no contexto de formação profissional da magistratura;
A construção do conhecimento e a formação de Magistrados na perspectiva curricular de desenvolvimento de competências;
Elementos constitutivos do trabalho educativo – níveis de planejamento e a relação entre o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação.
A estruturação de uma ação educativa com a finalidade de desenvolvimento de competências.