fevereiro, 2026
Filtros:
Data
Data
Cor
31mar(mar 31)0:0030jun(jun 30)23:59Bioética, Justiça e Direitos HumanosEspecialização
Detalhes do Evento
A Enfam realiza especialização em Bioética, Justiça e Direitos Humanos, curso de pós-graduação lato sensu, que ocorre de 31 de março de 2025 a 30 de junho de 2026. São
Detalhes do Evento
A Enfam realiza especialização em Bioética, Justiça e Direitos Humanos, curso de pós-graduação lato sensu, que ocorre de 31 de março de 2025 a 30 de junho de 2026. São oferecidas 45 vagas para magistratura federal e estadual.
O curso possibilitará a compreensão da Bioética em suas interseções com a Justiça e os Direitos Humanos, analisando seus fundamentos, aplicações e desafios contemporâneos no contexto das políticas públicas, da equidade em saúde e da proteção de populações vulnerabilizadas.
Tempo
Março 31 (Segunda-feira) 0:00 – Junho 30 (Terça-feira) 23:59
Localização
ENFAM / Moodle / Teams
Objetivos
Com carga horária de 440 horas, o curso tem como coordenadores o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sérgio Kukina e o professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Direito e Poder Judiciário da Enfam André Augusto Salvador Bezerra, juiz do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). As aulas ocorrem de forma semipresencial e o curso conta com eixos temáticos e oficinas, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O objetivo da especialização é aprofundar a compreensão da Bioética em suas intersecções com a Justiça e os Direitos Humanos, analisando fundamentos, aplicações e desafios contemporâneos no contexto das políticas públicas, da equidade em saúde e da proteção das populações vulnerabilizadas. Entre as disciplinas que serão apresentadas, O papel da ciência e as decisões judiciais; Bioética clínica e biodireito; Biotecnologia, inteligência artificial e impacto bióeticos; entre outros temas.
Público-alvo
Magistradas e magistrados dos tribunais regionais federais e dos tribunais de justiça, e, em caráter excepcional, servidores públicos de carreira jurídica, que atuem em atividade de assessoria ou exerçam funções essenciais à justiça, membros do Ministério Público, da Advocacia Pública e da Defensoria Pública.
Nº de vagas
45
Carga horária
440 horas-aula
Inscrições
As inscrições estão abertas e devem ser feitas até o dia 19 de março, em formulário disponível no site da Escola.
Certificação
Pós-graduação
Conteúdos
Eixo 1: Fundamentos da Bioética e Direitos Humanos (90h)
Eixo 2: Bioética Clínica e Biodireito (125h)
Eixo 3: Bioética Social e Populações Vulneráveis (105h)
Eixo 4: Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (90h)
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (30h)
14mai0:0014ago23:59Jurisdição em FronteirasEspecialização
Detalhes do Evento
A Enfam realiza especialização em Jurisdição em Fronteiras, curso de pós-graduação lato sensu, com 45 vagas para magistradas e magistrados dos tribunais regionais federais e dos tribunais de justiça. O
Mais
Detalhes do Evento
A Enfam realiza especialização em Jurisdição em Fronteiras, curso de pós-graduação lato sensu, com 45 vagas para magistradas e magistrados dos tribunais regionais federais e dos tribunais de justiça. O curso ocorre de 14 de maio de 2025 a 14 de agosto de 2026.
O curso possibilitará reflexões e debates acadêmicos mais atuais em torno dos estudos fronteiriços, de modo a subsidiar possíveis soluções para os problemas enfrentados no exercício da jurisdição nessas localidades, considerando as fronteiras terrestres, marítimas, aeroespaciais ou, ainda, simbólicas.
Tempo
Maio 14 (Quarta-feira) 0:00 – Agosto 14 (Sexta-feira) 23:59
Localização
ENFAM / Moodle / Teams
Objetivos
O objetivo é capacitar e fomentar pesquisas relacionadas aos direitos fundamentais e sua efetividade como mecanismo de realização de justiça social nacional e internacional, como a tutela de direitos fundamentais nas regiões de fronteiras e seus impactos na integração da jurisdição nacional e no desenvolvimento regional, incluindo as dimensões econômica, política e social.
A carga horária da pós-graduação será de 390 horas/aula, sendo 360 horas para realização das disciplinas e 30 horas para elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). A expectativa é de que ao final do curso os participantes estejam aptos a exercer a jurisdição em conformidade com a realidade fronteiriça, os direitos humanos e a legislação especial.
Público-alvo
Magistradas e magistrados dos tribunais regionais federais e dos tribunais de justiça, e, em caráter excepcional, servidores públicos de carreira jurídica, que atuem em atividade de assessoria ou exerçam funções essenciais à justiça, membros do Ministério Público, da Advocacia Pública, da Defensoria Pública, da Polícia Federal e de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores.
Nº de vagas
45
Carga horária
390 horas-aula
Inscrições
As inscrições estão abertas e devem ser feitas até o dia 6 de abril, em formulário disponível no site da Escola.
Conteúdos
Eixo 1: Cidadania e Fronteiras (140h)
Eixo 2: Tecnologia, Soberania e Segurança Internacional (120h)
Eixo 3: Governança e Cooperação (100h)
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (30h)
Detalhes do Evento
O curso de Aperfeiçoamento da Magistratura Eleitoral será oferecido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) em parceria com a Enfam. A iniciativa é voltada para magistradas e
Detalhes do Evento
O curso de Aperfeiçoamento da Magistratura Eleitoral será oferecido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) em parceria com a Enfam. A iniciativa é voltada para magistradas e magistrados que atuam ou pretendem atuar como juízas e juízes eleitorais.
As aulas serão na modalidade presencial e assíncrona, pelas plataformas EaD da EJE/TSE e da Enfam. Acesse mais informações na página de educação à distância da EJE/TSE.
Tempo
Setembro 4 (Quinta-feira) 0:00 – Fevereiro 13 (Sexta-feira) 23:59
Localização
EJE/TSE, Enfam e EaD
Objetivos
A atividade é destinada a magistradas e magistrados que exercem ou pretendem exercer a função de juízes eleitorais e tem como principais objetivos:
Preparar a magistratura eleitoral para a aplicação da legislação, resoluções e jurisprudência do TSE; Promover um processo eleitoral seguro, eficiente, transparente, inclusivo e acessível; Evitar práticas capacitistas e outras barreiras à participação política de pessoas com deficiência; Garantir a legalidade da propaganda eleitoral, combatendo discursos de ódio e desinformação; e Assegurar acessibilidade nos locais de votação e identificar obstáculos à participação plena dos eleitores.
As aulas serão na modalidade presencial e assíncrona, pelas plataformas EaD da EJE/TSE e da Enfam, sem ônus de matrícula e mensalidade. Entretanto, as despesas com passagens e diárias para atividades presenciais não serão custeadas pelo TSE nem pela Enfam.
Público-alvo
Magistradas e magistrados que exercem ou pretendem exercer a função de Juízes Eleitorais
Nº de vagas
640
Carga horária
120 horas-aula
Inscrições
As inscrições para a turma inicial vão até 3 de setembro e podem ser feitas nas plataformas TSE/EJE.
Certificação
Para obter o certificado de participação, a magistrada ou o magistrado deverá alcançar, no mínimo, 75% de aproveitamento nas atividades e responder à pesquisa de avaliação do curso. O certificado será emitido pela EJE/TSE em parceria com a Enfam e poderá ser acessado pelo ambiente virtual de aprendizagem.
Conteúdos
Unidade 1 – Direito Eleitoral em Ambiente Digital: Introdução ao Direito Digital; Marco Regulatório da Inteligência Artificial no Brasil e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Inteligência Artificial e Ética nas Eleições; IA e o Exercício da Magistratura; IA, Desinformação e Fake News no Contexto Eleitoral; Responsabilização e Direito Eleitoral Digital; Inovação, Governança e o Futuro da IA no Processo Eleitoral.
Unidade 2 – Cidadania, Inclusão e Diversidade no Processo Eleitoral: Direitos Fundamentais da Cidadania; Princípios e diretrizes da acessibilidade no Poder Judiciário; Julgamento com perspectiva de gênero e étnico-racial; Participação política de pessoas indígenas e negras; Desafios no financiamento de campanha para grupos minorizados; Violência política e seus impactos no processo eleitoral; Candidaturas fictícias e fraudes eleitorais; Mecanismos legais e boas práticas para a promoção da igualdade e inclusão na atuação jurisdicional.
Unidade 3 – Temas de Direito Eleitoral: Condutas Vedadas; Registro de Candidatura; Financiamento de Campanha; Prestação de Contas; Propaganda Eleitoral; Poder de Polícia (Poder de Polícia da Justiça Eleitoral em Ambiente Digital); Direito Penal e Processual Eleitorais. Diplomação; Ações Judiciais Eleitorais.
Unidade 4 – Atos Gerais, Segurança e Tecnologia das Eleições: Segurança e Tecnologia das Eleições; Sistemas Eleitorais, Planejamento, Organização e Providências que Antecedem as Eleições; O Dia da Eleição – Execução, Supervisão e Gerenciamento do Processo de Votação; Encerramento, Apuração, Logística Reversa e Prestação de Contas e Demais Providências após a Votação. Atuação da Corregedoria-Geral Eleitoral.
Detalhes do Evento
Destinado a juízas e juízes recém-ingressos no Tribunal de Justiça de Alagoas, no Tribunal de Justiça de São Paulo, no Tribunal de Justiça do Piauí, no Tribunal Regional Federal da
Mais
Detalhes do Evento
Destinado a juízas e juízes recém-ingressos no Tribunal de Justiça de Alagoas, no Tribunal de Justiça de São Paulo, no Tribunal de Justiça do Piauí, no Tribunal Regional Federal da 3ª Região, no Tribunal Regional Federal da 5ª Região, no Tribunal de Justiça Militar do Estado de Minas Gerais e integrantes do Conselho Superior da Magistratura Judicial de Angola. O Módulo Nacional é obrigatório e as informações trabalhadas têm cunho teórico-prático e buscam a conscientização de magistradas e magistrados em relação ao seu ofício e ao seu papel no Poder Judiciário e na sociedade.
Tempo
2 (Segunda-feira) 9:00 – 6 (Sexta-feira) 18:00
Localização
ENFAM – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (CJF)
SCES – Trecho 3, Polo 8, Lote 9, 1º andar – Brasília – DF – CEP 70200-003
Objetivos
Desenvolver competências para o exercício crítico acerca do papel do juiz na aplicação efetiva da justiça em uma sociedade em permanente transformação e sua integração na instituição, na comunidade e no mundo, ao orientar sua atuação pela base dos princípios constitucionais, tendo a ética e o humanismo como integradores dos demais saberes da formação e prática profissional.
Público-alvo
Juízas e Juízes Estaduais e Federais
Nº de vagas
Não de aplica
Carga horária
40 horas-aula
Certificação
Participantes que obtiverem participação de 100% da carga horária receberão certificado emitido pela ENFAM
Detalhes do Evento
A Enfam sediará, no dia 10 de fevereiro, o seminário internacional organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), no âmbito do projeto Tapajós, com apoio do
Detalhes do Evento
A Enfam sediará, no dia 10 de fevereiro, o seminário internacional organizado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), no âmbito do projeto Tapajós, com apoio do CNJ; o encontro reunirá magistradas e magistrados federais para debater a aplicação da legislação nacional e internacional, compartilhar experiências e enfrentar desafios probatórios e processuais nesses crimes, contando com conferência magna internacional, apresentação de pesquisas do UNODC e da UFMG, trabalhos em grupo e plenária final para a elaboração de recomendações.
Tempo
(Terça-feira) 9:00 – 17:00
Localização
ENFAM – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (CJF)
SCES – Trecho 3, Polo 8, Lote 9, 1º andar – Brasília – DF – CEP 70200-003
Inscrições
Conteúdos
9h às 17h – Realização do evento
- Conferência magna com palestrante internacional
- Apresentação da pesquisa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC)
- Apresentação da pesquisa clínica sobre trabalho escravo desenvolvida pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
- Trabalhos em grupo para discussão das dificuldades processuais e técnicas enfrentadas pela magistratura no julgamento dos crimes de tráfico de pessoas e trabalho escravo
- Plenária final para apresentação das discussões realizadas pelos grupos
- Mesa técnica para elaboração de recomendações
11fev9:0013:00II Seminário Internacional de Direito Comparado: Brasil–Itália
Detalhes do Evento
A Revista Justiça & Cidadania e a Enfam realizarão, em 11 de fevereiro, na sede da Escola em Brasília, o II Seminário Internacional de Direito Comparado: Brasil–Itália, com o apoio
Mais
Detalhes do Evento
A Revista Justiça & Cidadania e a Enfam realizarão, em 11 de fevereiro, na sede da Escola em Brasília, o II Seminário Internacional de Direito Comparado: Brasil–Itália, com o apoio de instituições nacionais e internacionais. Integrante do projeto Ciclo de Estudos Internacionais de Direito Comparado, promovido há mais de quinze anos pela Revista JC, o evento abordará, sob uma perspectiva comparada, temas relacionados aos direitos regulatório e tributário, aos direitos humanos e à inteligência artificial. Faça sua inscrição!
Tempo
(Quarta-feira) 9:00 – 13:00
Localização
ENFAM – Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (CJF)
SCES – Trecho 3, Polo 8, Lote 9, 1º andar – Brasília – DF – CEP 70200-003
Inscrições
Conteúdos
PROGRAMAÇÃO PRÉVIA
9h às 9h30 – Abertura
- Ministro Luis Felipe Salomão, Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça
- Ministro Benedito Gonçalves, Diretor-Geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados
- Tiago Santos Salles, Presidente da Revista Justiça & Cidadania
- Professor Stefano Dorigo, Università di Firenze, Conselho Diretivo de la Scuola Superiore della Magistratura
- Professor Francesco Farri, Università degli Studi di Genova
9h30 às 10h30 – Lei da Inteligência Artificial da UE e regulamentação brasileira sobre IA. Exemplos de regulações nacionais nos projetos de lei italiano e brasileiro. Exemplos de normativas nacionais.
Palestrantes
- Professor Enrico Albanesi, Università degli Studi di Genova
- Ministro Luis Felipe Salomão, Vice-Presidente do Superior Tribunal de Justiça
Moderador: a definir
10h30 às 12h30 – O uso da inteligência artificial na administração pública na Itália e o uso da IA no Judiciário brasileiro
Palestrantes:
- Professor Francesco Farri, Università degli Studi di Genova
Professora Naiara Posenato, Università degli Studi di Milano Statale
Moderadora: Conselheira Daniela Madeira, Conselho Nacional de Justiça
19fevallday31maralldayConflitos Estruturais: Medidas Estruturantes – Módulo 1
Detalhes do Evento
A formação, promovida pela Enfam, visa a aplicação de técnicas para gerenciamento de demandas envolvendo conflitos estruturais, focada no aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências concernentes ao tema. Com carga horária total
Detalhes do Evento
A formação, promovida pela Enfam, visa a aplicação de técnicas para gerenciamento de demandas envolvendo conflitos estruturais, focada no aperfeiçoamento e desenvolvimento de competências concernentes ao tema.
Com carga horária total de 40 horas, a formação será realizada no período de 19 de fevereiro a 31 de março, na modalidade EaD. As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam até o dia 13 de fevereiro.
Tempo
Fevereiro 19 (Quinta-feira) – Março 31 (Terça-feira)
Localização
ENFAM / Moodle
Público-alvo
Magistradas e magistrados federais e estaduais
Nº de vagas
40 vagas
Carga horária
40 horas-aula
Inscrições
As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam até o dia 13 de fevereiro.
Conteúdos
O curso será ministrado com metodologias ativas, visando desenvolver competências relacionadas à atuação docente no contexto da educação judicial, contemplando planejamento, execução e avaliação de aulas.
19fevallday31maralldayCurso de Formação de Tutores no Contexto da MagistraturaEaD
Detalhes do Evento
A Enfam promoverá, de 19 de fevereiro a 31 de março, o curso Formação de Formadores – Nível 2 – Formação de Tutores no Contexto da Magistratura, integrante do Programa
Mais
Detalhes do Evento
A Enfam promoverá, de 19 de fevereiro a 31 de março, o curso Formação de Formadores – Nível 2 – Formação de Tutores no Contexto da Magistratura, integrante do Programa de Formação Docente da Escola.
A iniciativa tem como objetivo qualificar formadores, em conformidade com as diretrizes da Instrução Normativa nº 2/2025, e será realizada na modalidade EaD, com carga horária de 40 horas-aula, destinada a magistradas e magistrados. As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam até o dia 13 de fevereiro.
Tempo
Fevereiro 19 (Quinta-feira) – Março 31 (Terça-feira)
Localização
ENFAM / Moodle
Objetivos
O objetivo da Formação de Formadores é oportunizar a formação didático-pedagógica de docentes e, também, viabilizar reflexões relevantes sobre a prática educativa, considerando aspectos do planejamento educacional/pedagógico e da docência, que implica a articulação de saberes de profissionais da magistratura e das equipes pedagógicas. O curso possui um efeito multiplicador, pois fomenta parcerias com as demais escolas e busca a capacitação de magistrados e magistradas para que dominem os aspectos pedagógicos da formação profissional dos seus próprios pares.
Público-alvo
Magistradas e magistrados federais e estaduais
Nº de vagas
40 vagas
Carga horária
40 horas-aula
Inscrições
As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam até o dia 13 de fevereiro.
23fevallday08julalldayCurso de Aperfeiçoamento da Magistratura Eleitoral – 2ª Edição
Detalhes do Evento
O curso resulta da parceria colaborativa entre a Enfam e a Escola Judiciária Eleitoral do TSE (EJE/TSE) e dirige-se, exclusivamente, a magistradas e magistrados com atuação ou interesse na área eleitoral. Fundamentado no
Mais
Detalhes do Evento
O curso resulta da parceria colaborativa entre a Enfam e a Escola Judiciária Eleitoral do TSE (EJE/TSE) e dirige-se, exclusivamente, a magistradas e magistrados com atuação ou interesse na área eleitoral. Fundamentado no Termo de Cooperação Técnica TSE n. 03/2025 e seguindo rigorosamente as Diretrizes Pedagógicas da Enfam, as orientações das equipes gestoras e as normativas das instituições parceiras, o curso foi estruturado para enfrentar os desafios e problemas do cenário jurídico contemporâneo. Faça sua inscrição até o dia 20/02/2026.
Tempo
Fevereiro 23 (Segunda-feira) – Julho 8 (Quarta-feira)
Público-alvo
Magistradas e magistrados com atuação ou interesse na área eleitoral
Nº de vagas
Serão disponibilizadas 16 turmas com capacidade para 40 vagas cada
Carga horária
120 horas (4 unidades de 30 horas cada, sendo 6 horas presenciais)
Inscrições
Faça sua inscrição até o dia 20/02/2026
Conteúdos
Unidade 1 – Direito Eleitoral em Ambiente Digital: Introdução ao Direito Digital; Marco Regulatório da Inteligência Artificial no Brasil e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Inteligência Artificial e Ética nas Eleições; IA e o Exercício da Magistratura; IA, Desinformação e Fake News no Contexto Eleitoral; Responsabilização e Direito Eleitoral Digital; Inovação, Governança e o Futuro da IA no Processo Eleitoral.
Unidade 2 – Cidadania, Inclusão e Diversidade no Processo Eleitoral: Direitos Fundamentais da Cidadania; Princípios e diretrizes da acessibilidade no Poder Judiciário; Julgamento com perspectiva de gênero e étnico-racial; Participação política de pessoas indígenas e negras; Desafios no financiamento de campanha para grupos minorizados; Violência política e seus impactos no processo eleitoral; Candidaturas fictícias e fraudes eleitorais; Mecanismos legais e boas práticas para a promoção da igualdade e inclusão na atuação jurisdicional.
Unidade 3 – Temas de Direito Eleitoral: Condutas Vedadas; Registro de Candidatura; Financiamento de Campanha; Prestação de Contas; Propaganda Eleitoral; Poder de Polícia (Poder de Polícia da Justiça Eleitoral em Ambiente Digital); Direito Penal e Processual Eleitorais; Diplomação; Ações Judiciais Eleitorais.
Unidade 4 – Atos Gerais, Segurança e Tecnologia das Eleições: Segurança e Tecnologia das Eleições; Sistemas Eleitorais, Planejamento, Organização e Providências que Antecedem as Eleições; O Dia da Eleição – Execução, Supervisão e Gerenciamento do Processo de Votação; Encerramento, Apuração, Logística Reversa e Prestação de Contas e Demais Providências após a Votação. Atuação da Corregedoria-Geral Eleitoral.
