Centro de Estudos de Justiça das Américas recebe trabalhos sobre experiências novas no Judiciário

A direção do Centro de Estudos de Justiça das Américas (Ceja) informou hoje ao diretor-geral da Enfam, ministro Cesar Asfor Rocha, a abertura de inscrições para apresentação de experiências inovadoras relacionadas a conteúdos de gestão do Poder Judiciário. Os trabalhos poderão ser inscritos por magistrados, representantes de instituições governamentais, não governamentais e acadêmicas, operadoras do […]

A direção do Centro de Estudos de Justiça das Américas (Ceja) informou hoje ao diretor-geral da Enfam, ministro Cesar Asfor Rocha, a abertura de inscrições para apresentação de experiências inovadoras relacionadas a conteúdos de gestão do Poder Judiciário. Os trabalhos poderão ser inscritos por magistrados, representantes de instituições governamentais, não governamentais e acadêmicas, operadoras do Direito ou interessados na matéria. Depois de encaminhados ao Ceja, uma comissão selecionará até oito projetos, os quais serão apresentados nos dias 19,20 e 21 de outubro próximos, por ocasião do IX Seminário Internacional de Gestão Judicial e Acesso à Justiça, a ser realizado na Suprema Corte de Justiça do México.

O objetivo do Centro é descobrir experiências novas na área de gestão nas instituições do Poder Judiciário, Ministério Público e Defensorais Públicas, entre outras. Como especifica o tema central, terão prioridade os trabalhos vinculados ao acesso à Justiça, gestão dos tribunais, estatística judicial e informática. Cada pessoa ou instituição participante poderá apresentar mais de um estudo. Os projetos podem ser enviados até 29 de agosto para o Centro de Estudos de Justiça das Américas, em nome de Andrea Cabezón, coordenadora geral do Ceja, através do e-mail andrea.cabezon@cejamericas.org.

Conforme explicaram técnicos do Ceja, as apresentações devem se referir a experiências concluídas ou em desenvolvimento. Elas deverão ser enviadas em formato PowerPoint, seguidas de documento word com conteúdo máximo de dez páginas. Durante o seminário, cada selecionado terá até 20 minutos para discorrer sobre suas experiências. Os expositores escolhidos receberão certificados assinados pelos presidentes do Ceja e da Suprema Corte de Justiça do México.