Ciclo de workshops finaliza mais uma etapa do projeto Formação Judicial Qualitativa

Consultoria reuniu a equipe da Enfam para discutir Gestão Estratégica para Instituições de Ensino, Autoavaliação e Aprendizagem Ativa

O projeto Formação Judicial Qualitativa, fruto de acordo de cooperação internacional firmado entre a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), continua avançando. Na última segunda-feira (12/12), foi encerrado o ciclo de workshops referente à consultoria realizada, cujo objetivo central é a proposta de uma nova estrutura organizacional para a Escola.

A consultora Daiane Folle estruturou o trabalho em quatro momentos: propor um plano de trabalho e realizar uma análise crítica sobre os fluxos, processos e a estrutura organizacional atual; propor e validar a estrutura organizacional com atribuições e o redesenho dos macroprocessos críticos; elaborar plano de implementação das unidades essenciais; e conduzir encontros de capacitação para as equipes da Enfam em torno das temáticas da consultoria.

Daiane explica que o ponto de partida foi a escuta ampliada de todas as pessoas que fazem parte da Escola. “Essa etapa foi essencial para entender quais as funções, os processos e as demandas emergentes de melhorias internas em relação à estrutura. Para isso, foram aplicados formulários de pesquisa e também realizados grupos focais com os principais gestores, além de reuniões com as escolas credenciadas em âmbito nacional”, contou.

Os encontros com profissionais da Enfam, englobando os servidores, terceirizados, estagiários e a equipe do projeto Formação Judicial Qualitativa, ocorreram nos dias 1º, 5 e 12 de dezembro, com abordagem sobre os temas Gestão Estratégica para Instituições de Ensino, Autoavaliação, Aprendizagem Ativa. Antes, em 7 de novembro, houve um curso sobre a Plataforma Sucupira, sistema de coleta de informações, análises e avaliações a serem utilizadas como base padronizadora do Sistema Nacional de Pós-Graduação brasileira.

O envolvimento dos participantes se deu nos trabalhos em grupo, em que foram realizados diagnósticos sobre o status quo, além de discutidas novas possibilidades para o presente e futuro da Enfam em termos de melhoria da performance da gestão das áreas, dos processos e das equipes.

A coordenadora de Planejamento e Avaliação de Ações Pedagógicas, Julia Ximenes, explicou que os workshops representaram uma oportunidade de integração entre as equipes pedagógicas e técnico-administrativas. Ela destacou três importantes pontos de reflexão que surgiram a partir dos encontros.

“Primeiro, a Escola precisa constantemente avaliar a gestão para efetivação de sua missão de formadora, considerando a perspectiva de uma instituição comprometida com o ensino/educação. A avaliação institucional é um importante instrumento de gestão do desempenho das ações educacionais oferecidas pela Enfam, e implica a sensibilização de toda a equipe: docentes, discentes, corpo técnico-administrativo. Por fim, o último encontro tratou das possibilidades de inovações acadêmicas, ou seja, como podemos inovar no ensino e formação”, disse ela.

Tiago Richard da Silva Moura, secretário da área de pós-graduação da Enfam, também participou do workshop e contou que a colaboração de pessoas de todas os setores durante as atividades permitiu enxergar a Enfam como um todo. “Estou conseguindo compreender melhor como o trabalho que executamos está atrelado ao planejamento estratégico da Enfam, o que tem me ajudado nas tarefas do Mestrado, principalmente com a parte de avaliação: como devem ser feitas, o que perguntar. Tudo isso está sendo possível a partir do entendimento de como funciona cada setor”, destacou.

Sobre a consultoria em reestruturação
O novo organograma deve trazer mais modernidade em suas funções e apontar caminhos para a implantação de um sistema de avaliação e gestão por competências. Segundo a consultora Daiane Folle, foram propostas habilidades comportamentais essenciais à Enfam, sendo elas: Foco em Resultados e Qualidade, Visão Estratégica e Cooperação. Com a finalização da consultoria, a gestão da Enfam irá implementar, gradualmente, as adequações sugeridas para o melhor desenvolvimento de suas atividades.