Curso da Enfam visa aprimorar Educação a Distância

Para uma educação a distância mais eficaz, é preciso que os docentes estejam bem preparados para atuar nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Dominar os AVAs e as ferramentas e recursos tecnológicos para a elaboração de conteúdos é fundamental. Por isso, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) oferece às escolas regionais […]

Para uma educação a distância mais eficaz, é preciso que os docentes estejam bem preparados para atuar nos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs). Dominar os AVAs e as ferramentas e recursos tecnológicos para a elaboração de conteúdos é fundamental. Por isso, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) oferece às escolas regionais e estaduais o curso de produção de videoaulas.

Entre os principais objetivos da ação formativa está a produção de material didático, buscando um diálogo harmônico entre as áreas tecnológica e didático-pedagógica, com a utilização de áudio e vídeo e o incremento de videoaulas, podcasts e aulas-narradas. Após o curso, os participantes estarão preparados para elaborar roteiros e transitar entre as mídias disponíveis, além de realizar a execução técnica, com a gravação e edição do conteúdo.

Princípios básicos na concepção de conteúdos e-learning, com videoaulas, podcasts e slides narrados, bem como os canais, aplicativos e recursos de smartphones e tablets fazem parte do conteúdo programático do curso, que será ministrado pela especialista em Design Instrucional para EaD Silvia Mara Santos.

A interação ocorrerá por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Instituto de Desenho Instrucional – IBDIN e a atuação da tutora será de mediadora, facilitadora da edificação autônoma e crítica do conhecimento pelos participantes, considerando seus saberes prévios e contextos de trabalho.

O curso será realizado de 26/10 a 22/11, tem equivalência ao FOFO Nível 2, e é destinado exclusivamente aos servidores das escolas, responsáveis em auxiliar/orientar na produção de videoaulas, e aos magistrados que atuam nas escolas como formadores.

As inscrições dos interessados poderão ser feitas até o dia 22 de outubro, pelas escolas judiciais e de magistratura, que receberão o link de inscrição e indicarão os participantes.