Décima edição do boletim da Enfam destaca encontro de diretores e iniciativas da Escola no semestre

Uma das matérias principais da 10ª edição destaca o encontro que diretores e coordenadores das 32 escolas federais e estaduais de magistratura tiveram com os ministros Cesar Asfor Rocha e Gilson Dipp, diretor-geral e vice-diretor da Enfam. Realizada no início de junho, a reunião tratou do planejamento quinquenal que, depois de consolidado, vai garantir aos […]

Uma das matérias principais da 10ª edição destaca o encontro que diretores e coordenadores das 32 escolas federais e estaduais de magistratura tiveram com os ministros Cesar Asfor Rocha e Gilson Dipp, diretor-geral e vice-diretor da Enfam. Realizada no início de junho, a reunião tratou do planejamento quinquenal que, depois de consolidado, vai garantir aos atuais e futuros dirigentes dessas escolas a definição de critérios mais longos para aperfeiçoamento dos mais de 16 mil magistrados brasileiros. Outro texto de destaque revela a aprovação, pelo Conselho Superior da Enfam, da Resolução 1/2011 e do novo Regimento Interno da Escola.

Também fazem parte dessa edição os detalhes de reuniões internacionais com a participação do ministro Cesar Rocha. Em uma delas, ele encontrou-se, na Embaixada da França, com o diretor da Escola Nacional da Magistratura da França (ENM), Jean-François Thony, com quem trocou informações e dados sobre o Judiciário dos dois países. Na entrevista do trimestre, o diretor-presidente da Escola Nacional de Magistratura, Roberto Bacellar, fala das perspectivas da entidade em sua gestão e da prioridade às parcerias como forma de ampliar a valorização dos juízes brasileiros. Autor do artigo A importância da formação e do aperfeiçoamento dos magistrados, o desembargador Nino Oliveira Toldo fala da importância da Emenda 45, consequentemente da criação da Enfam.

Outra matéria explica a presença de uma nova figura no cenário de convivência entre o Judiciário nacional, o europeu e o das Américas. Trata-se do magistrado de ligação, cuja função é a interface entre dirigentes e representantes do Poder. A juíza francesa Carla Deveille-Fontinha é a representante do governo francês nas questões relativas ao Judiciário do Brasil. Além disso, o boletim destaca o encontro Comunidade Negra e a Justiça no Brasil, promovido pela Enfam e pela organização não governamental Educafro, bem como as 16 videoconferências realizadas em conjunto com a Escola Judicial da Costa Rica e as inúmeras iniciativas da Escola no semestre.

Acesse aqui a 10ª edição do boletim