Em seminário, diretor-geral da Enfam destaca a importância da IA para o Judiciário

Evento realizado pelo TJDFT segue até esta sexta-feira

O diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), ministro Benedito Gonçalves, participou da abertura do V Seminário Internacional Gestão e Inovação no Judiciário – governança digital em tribunais inteligentes, realizado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). O evento teve início nesta quarta-feira (11) e segue até sexta-feira (13) – acesse o site do seminário.

Em sua fala, o ministro destacou ser preciso garantir que os avanços tecnológicos estejam alinhados aos princípios éticos e legais do Direito. “A integração da IA generativa no sistema judicial não é uma projeção futurística, mas uma realidade emergente que desafia os confrontos habituais da justiça. Daí a importância de desenvolver ferramentas de inteligência artificial no Poder Judiciário que facilitem desde a síntese automática de processos judiciais até a análise avançada de jurisprudência”, disse.

Para o ministro, a influência dos sistemas de inteligência artificial vai além da aceleração processual. “O uso de IA pode redefinir o fluxo de trabalho, liberando tempo e recursos humanos para tarefas que demandam um nível mais profundo de discernimento jurídico”, opinou. O primeiro dia do seminário está disponível no YouTube do TJDFT.

Programação
Após a abertura, foram apresentadas as palestras Homo digitalis: a transformação tecnológica na sociedade; Panorama dos Usos da Inteligência Artificial; Panorama dos Usos da Inteligência Artificial; A Regulação da IA na Europa e no Brasil: propostas e perspectivas.

Na quinta-feira, as discussões serão sobre Desafios Éticos da Tecnologia e Inteligência Artificial no Poder Judiciário; Transformação Tecnológica no Judiciário e a Prática: o presente e o futuro do Judiciário brasileiro; Justiça Digital: um panorama europeu (Digital Justice: european overview).

No último dia de evento, haverá debates sobre Automação e Inteligência Artificial Generativa na Prática: seu funcionamento e usos para magistradas e magistrados e servidoras e servidores; e Governança Digital, Transformação Tecnológica e Inovação no Judiciário. A palestra de encerramento será apresentada pelo professor Richard Susskind, da Universidade de Oxford, no Reino Unido, que falará sobre Justiça e Inteligência Artificial.