Enfam considera importante que as principais diretrizes pedagógicas da escola sejam discutidas logo no ingresso dos juízes
A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) recebeu, nesta semana (6 a 10/6), os magistrados recém-empossados para a primeira aula do módulo de Formação Inicial da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), que faz parte do 37º Curso Oficial de Formação Inicial de Magistrados.
Participaram como docentes no primeiro dia a secretária-geral da Enfam e juíza federal do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Cíntia Menezes Brunetta, mestra em Direito, Processo e Desenvolvimento pelo Centro Universitário Christus, e o coordenador do curso, juiz federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Vladimir Santos Vitovsky, doutor em Direito, Justiça e Cidadania no Século XXI pela Universidade de Coimbra.
O curso
O coordenador do curso destacou: “A Enfam considera importante que haja um módulo dentro da formação inicial com as principais diretrizes pedagógicas, que abrangem temas como juiz contemporâneo, Ética e Humanismo, além do Direito Digital e mídias sociais. É uma forma de a Enfam estar presente no acompanhamento dos cursos com esses temas essenciais”.
Sobre Ética e Humanismo, o juiz Vladimir Santos explicou: “Essa temática é muito importante, principalmente na formação inicial. Os magistrados já chegam aqui com bastante conteúdo jurídico, pois acabaram de ser avaliados, mas a proposta é que saiam das aulas com questionamentos, com uma sensibilidade maior para determinadas situações, em que possam enxergar melhor a complexidade do julgar, que é muito mais do que apenas dar uma sentença”.
Programação
Os magistrados tiveram aulas sobre Direito Digital I: Novas Tecnologias e o/a juiz/a e as Mídias Sociais; O juiz e o controle de convencionalidade; Questões Raciais; Cooperação Judiciária; Proteção do/a vulnerável, Acesso à Justiça e Direito Antidiscriminatório; Questões de gênero, Vieses cognitivos na atuação jurisdicional e Justiça Restaurativa.
Corpo Docente
As aulas couberam ao ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Rogério Schietti Cruz; e aos juízes Adriana Ramos de Mello, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ); Márcia Maria Nunes de Barros, do TRF2; Cristiano Vilhalba Flores, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS); Edinaldo César Santos Junior, do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE); Marco Bruno Miranda Clementino, do TRF5; Karen Luise Vilanova Batista de Souza, do TJRS; e Laryssa Angélica Copack Muniz, do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR).
Confira as fotos da “Semana ENFAM” pelo Flickr da Emerj: https://www.flickr.com/photos/emerjoficial/albums/72177720299617338/with/52129388738/
Fotos: Guilherme Metello
Com informações da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro