Encontro nacional de formadores define calendário de ações educacionais de 2017

 Teve início nesta segunda-feira (5) o III Encontro Nacional de Formadores promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília. O encontro se estende até a próxima quarta-feira (7) para definir as principais ações educativas a serem desenvolvidas pelas escolas de formação de […]

iii_encontro_nacional_formadores_interna_1 Teve início nesta segunda-feira (5) o III Encontro Nacional de Formadores promovido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília. O encontro se estende até a próxima quarta-feira (7) para definir as principais ações educativas a serem desenvolvidas pelas escolas de formação de magistrados em 2017.

Abertura

 A abertura do encontro foi marcada pela apresentação artística realizada pelas crianças do Instituto Candango das Artes participantes do projeto Atividades Mil, Crime Zero desenvolvido pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT).

O evento contou com as presenças da diretora-geral da Enfam, ministra Maria Thereza de Assis Moura, do vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins e do corregedor eleitoral, ministro Herman Benjamin. Também participaram o secretário-geral, juiz Carl Smith, o desembargador Eladio Lecey, presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico, e a secretária executiva, Alessandra Cristina de Jesus Teixeira.

Fortalecimento

 Ao se dirigir aos diretores e coordenadores das escolas, o ministro Herman Benjamin enalteceu a realização da terceira edição do encontro e afirmou que “devemos ter uma visão pragmática de que a Enfam não
pode estar em todos os lugares e que devemos fortalecer o seu papel”. Para o ministro, a Enfam deve ser um centro de excelência com o objetivo deiii_encontro_nacional_formadores_interna_4 trabalhar para democratizar o conhecimento.

 O ministro elogiou a gestão da ministra Maria Thereza, que tem dado continuidade aos programas iniciados pelo ministro Humberto Martins.

 Herman Benjamin salientou que existem temas como a ética, os valores constitucionais da dignidade da pessoa humana e a valorização da proteção dos vulneráveis, que são indispensáveis na grade curricular dos programas de formação dos magistrados brasileiros. Destacou também, a necessidade da inclusão do debate sobre o relacionamento dos magistrados com a mídia e as redes sociais.

A ministra Maria Thereza reafirmou o compromisso de buscar cada vez mais o fortalecimento da Enfam como instituição norteadora das diretrizes da formação dos magistrados brasileiros, dando prosseguimento aos projetos traçados pelas gestões anteriores e com o objetivo de que se estendam a gestões futuras.

Programação    

 O evento reúne cerca de cem representantes das escolas de formação e tem como objetivo apresentar a equipe gestora da Enfam, suas diretrizes de trabalho, assim como analisar com as demais instituições de formação de magistrados as propostas de ações para 2017, para o alcance dos objetivos específicos.

Os cinco objetivos específicos são: Apresentar os principais aspectos orientadores da proposta de trabalho da equipe gestora da Enfam para o biênio 2016-2018; Informar sobre os procedimentos relativos ao reconhecimento de escolas ou instituições para a realização de cursos de formação de mediadores judiciais; Apresentar proposta de Plano de Atividades para 2017, elaborada com base nos resultados obtidos na pesquisa diagnóstica realizada junto às escolas; Discutir sugestões para o compartilhamento de ações educacionais entre as escolas e a Enfam; e Discutir sugestões para a proposta de normativo referente aos procedimentos de seleção, contratação, remuneração e certificação pelo exercício de atividade docente na Enfam e nas escolas.

Confira a programação

Confira as fotos do evento no Flickr da Enfam