Enfam abre Curso de Formação Inicial para magistrados do TJRS

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) abriu, nesta sexta-feira (10), a edição mais recente do curso de Formação Inicial – Módulo Local do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS). Coube ao presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, desembargador Eladio Lecey, conduzir o evento […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) abriu, nesta sexta-feira (10), a edição mais recente do curso de Formação Inicial – Módulo Local do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS).

Coube ao presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, desembargador Eladio Lecey, conduzir o evento voltado para 26 juízes recém-ingressos na magistratura.

O desembargador Eládio saudou os novos juízes, destacando a história e a tradição do judiciário gaúcho. “Tenho certeza de que cada um dos participantes terá muito entusiasmo e determinação para manter esta trajetória do Tribunal de Justiça”, disse.

Após dar boas-vindas aos novos juízes estaduais, Eladio e o juiz federal Marco Antônio Barros Guimarães, que também é formador da Enfam, realizaram diferentes atividades com os participantes.

Na primeira delas, a turma foi dividida em duplas/trios que deram origem a grupos cada vez maiores, até surgirem duas grandes “bolas de neve”. Cada grupo, então, apontou as principais características do magistrado moderno, sempre agregando aspectos novos em relação aos já abordados.

Em seguida, os participantes tiveram de desenvolver e apresentar, também em grupos, um pequeno texto (10 linhas) descrevendo sua compreensão sobre a função do Judiciário e sobre o que é ser juiz. Os formadores encerraram as atividades apresentando a visão da Enfam sobre o papel e as expectativas quanto ao magistrado contemporâneo.

As aulas do Módulo Local do TJRS serão ministradas entre os dias 13 e 23 de novembro. O curso tem carga horária total de 28,8 horas-aula. A ideia é que cada dia apresente um tema diferente relacionado ao âmbito da magistratura, como administração da atividade judiciária, gestão de custos e sociologia judiciária, entre outros.