Enfam adere à campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Escola realiza ações que contribuem para o debate sobre questões de gênero e sensibilização de magistrados

Com foco na equidade, na igualdade e no combate a todo e qualquer tipo de violência contra a mulher, a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) aderiu à campanha de conscientização 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, criada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A ação teve início em 21 de novembro e segue até 9 de dezembro.

O Poder Judiciário defende que a participação feminina é um objetivo a ser almejado por todas as camadas da sociedade e que, a partir do protagonismo da mulher em um órgão, empresa ou instituição, é possível vislumbrar um caminho em direção a uma sociedade sem violência de gênero, a qual trate as mulheres de forma igualitária e valorize o trabalho sem discriminação.

Segundo a coordenadora de Planejamento e Avaliação de Ações Pedagógicas da Enfam, Julia Maurmann Ximenes, a Escola trabalha continuamente a fim de promover ações que, em consonância com a Resolução n. 255 do CNJ e alinhadas ao 5º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, integrante da Agenda 2030, auxiliem na conscientização e no combate à violência contra a mulher na Enfam e no Judiciário.

Deferida pela presidente do CNJ à época, a ministra Cármen Lúcia, a Resolução visa à consolidação de momentos e campanhas como essa, na medida em que institui a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário.

Julia Ximenes acredita ser imprescindível a realização de cursos, formações e núcleos de pesquisa sobre o tema que auxiliem na sensibilização das pessoas quanto à questão de gênero. “Quanto mais atividades e ações educacionais você tem nas escolas, como a Enfam tem, mais elas sensibilizam os magistrados na atenção que devem ter no seu dia a dia e nas suas práticas sobre a questão de gênero”, explica a coordenadora. No próximo ano, a Escola realizará um programa de Formação Continuada, que ampliará ainda mais a difusão dessas informações.