Enfam conclui primeira etapa da Formação de Formadores “Aprendizagem Baseada em Problemas”

Inscrições para segunda fase devem ser abertas em breve

Inscrições para segunda fase devem ser abertas em breve

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou, na última sexta-feira (1º/7), o encerramento da primeira fase do curso de Formação de Formadores (FOFO) – Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP). A formação é dividida em quatro ações e em breve serão abertas inscrições para a segunda etapa do curso.

Ministrado pelo doutor em Educação João Virgílio Tagliavini, o curso pretende fundamentar os conhecimentos de modo a permitir que os formadores atuem na aplicação de cada etapa da aprendizagem, sistematizem o currículo de ações educativas e executem o planejamento curricular dentro da ABP.

A formação acontece em formato semipresencial nas plataformas Teams e Moodle. As ações educativas são dirigidas aos docentes, equipes de coordenadores e pedagogos da Enfam e das escolas e têm validade para promoção e vitaliciamento.

Etapa I
Nesta primeira ação, os alunos puderam identificar os princípios pedagógicos das Diretrizes da Enfam e das escolas às quais pertencem, relacionando-os à ABP, além de compreender os conceitos e pressupostos da perspectiva teórica a que está vinculada e as etapas inerentes à metodologia.

Os participantes buscaram identificar problemas reais, relacionados ao contexto das Escolas Judiciais, a serem solucionados com a ABP, e pesquisar o potencial da metodologia para um aprendizado autônomo e compartilhado em grupo, o que capacita para o posicionamento de forma mais fundamentada e científica diante das situações-problema que se apresentam no cotidiano dos profissionais.

Etapa II
A próxima fase do curso é a Ação II, que vai começar no dia 4 de agosto. A denominada Ação Vivência objetiva o aprofundamento para a aplicação dos métodos trabalhados na primeira etapa, de forma a identificar a situação-problema central, considerando o caso trazido pelo docente ou apresentado pelo grupo.

Em continuidade aos trabalhos, os alunos vão compartilhar os conhecimentos já estabelecidos e identificar novas questões de aprendizagem; delimitar questões de aprendizagens, fundamentado nas no primeiro debate em grupo, e ainda:

*Fazer estudos com base em pesquisas, buscar informações e dados para responder/alcançar os objetivos de aprendizagens com o foco no aprofundamento dos conhecimentos em patamares cada vez mais científicos e embasados;

*Socializar no grupo, de forma organizada, os conhecimentos adquiridos pelo estudo individual, e que contribuam para o aprofundamento do debate;

*Associar, de forma argumentativa e sintética, a organização curricular com a aplicação da ABP e desenvolvimento de competências no contexto de formação de magistrados, com fundamentos nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam e na literatura educacional.

Fique de olho!
Importante informar que a participação na segunda ação do curso está sujeita à nova inscrição, cujo período deve ser informado em breve aqui no site da Escola. Portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de concluir a ação educacional.