Enfam e Ejug realizam Formação de Formadores para magistrados em Goiânia

O conteúdo foi ministrado na sala de estudos da Ejug, localizada no prédio do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e a Escola Judicial do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (Ejug) realizaram nesta semana, de segunda-feira (27) a quarta-feira (29), o Programa de Formação de Formadores para magistradas e magistrados do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO). 

O conteúdo foi ministrado na sala de estudos da Ejug, localizada no prédio do Tribunal, em Goiânia. Participaram pela Escola Nacional Maria Eveline Pinheiro Vilar de Queiroz, pedagoga e servidora da Enfam, e Fabio Penezi Póvoa, juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

No último dia do curso, foram abordados assuntos como planejamento de atividades, bem como a organização do trabalho pedagógico e a prática orientada e a simulada. O diretor da Ejug, desembargador Nicomedes Domingos Borges, destacou a importância da formação. “Como diretor da Escola Judicial, só tenho a agradecer pela presença das magistradas e dos magistrados”. Ele também agradeceu aos integrantes da Ejug e da Enfam pelo conteúdo e pela organização do curso realizado nos últimos três dias.

O curso de formação de formadores conta com uma carga horária de 26 horas- aula, sendo 24 presenciais e duas horas de atividade prévia, cuja programação apresenta abordagens e atividades de ação educativa, tais como diretrizes pedagógicas; o desenvolvimento da formação de magistrados e a docência no contexto da magistratura; a construção coletiva do saber com competências docentes; especificidades do ensino e da aprendizagem, entre outros.

Enfoque de treinamento
O juiz auxiliar da Presidência do TJGO, Reinaldo de Oliveira Dutra, afirmou que a capacitação foi valiosa para quem será formador de uma nova turma de magistrados, já que, após o curso, estarão com mais habilidades desenvolvidas para fornecer aos novos juízes ferramentas que os levem a uma melhor prestação jurisdicional. “Nestes três dias de curso, o nosso enfoque foi mais de treinamento, haja vista que teremos que desenvolver neles uma habilidade para quando começarem a atuar nos fóruns”, frisou o magistrado.

O desembargador Delintro de Almeida Filho destacou que o curso é bastante oportuno para ministrar as aulas aos novos juízes que vão ingressar no Poder Judiciário.  Ele ressaltou que o planejamento de atividades trouxe maneiras distintas de abordar os temas a serem apresentados, tendo por objetivo fazer com que os magistrados e as magistradas contribuam com os assuntos propostos enquanto estiverem atuando nas unidades judiciárias do estado.    

Com informações do Centro de Comunicação Social do TJGO.