Encontro, com pedagogas que já atuaram na Escola Nacional, teve o objetivo de fazer uma construção conjunta para reformulação do Módulo 2 em EaD
Na tarde desta quarta-feira (31/1), a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou o encerramento de oficina com docentes para discutirem propostas de reestruturação do segundo módulo, nível um, do curso de formação de formadoras e formadores. Participaram do encontro dez pedagogas que já atuaram nos cursos da Enfam e ministraram aulas desse módulo em escolas credenciadas.
Para a secretária de Gestão Acadêmica e de Formação da Enfam, Julia Maurmann Ximenes, a finalidade da oficina – de fazer ajustes no desenho do curso – foi cumprida. “O objetivo do encontro era debater e fazer uma construção conjunta para a reformulação do Módulo 2 em EaD. Isso foi feito. Trabalhamos com novas propostas de curadoria do material e isso é de extrema importância, justamente para termos maior divulgação do material da Enfam na plataforma”, afirmou.
A pedagoga Soraya Moreira Costa também enfatizou a importância da atualização do material didático do módulo, principalmente depois da pandemia da Covid-19, e da troca de experiências entre formadoras de diferentes estados e escolas. “Percebemos, depois da pandemia, que nossos alunos têm necessidades mais específicas que o curso, por ser mais antigo, não estava atendendo. Dessa forma, sentimos a necessidade de reunir as formadoras, que já atuaram no módulo, para atualizar o material didático. Saímos com uma estrutura que nos dá, na próxima edição, possibilidades de atividades mais adequadas para serem ofertadas nesse módulo”, disse.
A coordenadora pedagógica da Enfam, Marizete Oliveira, contou que a necessidade de reestruturação foi percebida nas avaliações diagnósticas e de reação do curso, o que levou, inclusive, à realização de atividades prévias, que aconteceram no período de 8 de dezembro até 25 de janeiro. “Com base nas experiências das tutoras, buscamos situações-problema que elas vivenciaram na prática, os desafios que viram nas avaliações e, a partir daí, sistematizamos os problemas, definimos as competências de referência para guiar os componentes do planejamento.”
Além dessas atividades, Marizete destacou que durante a oficina foram realizadas outras dinâmicas, como a de grupos criativos (definição de estratégias metodológicas e avaliativas, na ordem dos saberes teóricos, práticos e atitudinais) e a de curadoria. “O trabalho que estamos realizando aqui vai servir de guia orientador para elaboração dos planos, com a estruturação de cada encaminhamento a ser dado. Assim, conseguimos alcançar o nosso objetivo”, finalizou.
Formadoras e formadores
A formação de formadoras e formadores visa ao desenvolvimento de competências de magistradas, magistrados, servidoras e servidores que atuam no planejamento e execução de ações de formação e aperfeiçoamento de juízas e juízes.
A Enfam realiza essa atividade com o objetivo de gerar um efeito multiplicador e, ao fomentar parcerias com as demais escolas, busca a capacitação para que as magistradas e os magistrados dominem os aspectos pedagógicos de formação profissional dos seus próprios pares.
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