Enfam firma parceria técnica com escola de magistrados de Alagoas

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) celebrou acordo de cooperação técnica com a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), para a realização de cursos e eventos no estado. O diretor-geral da Enfam, ministro Humberto Martins, e o da Esmal, desembargador Fernando Tourinho, firmaram a parceira na última sexta-feira, dia 3, […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) celebrou acordo de cooperação técnica com a Escola Superior da Magistratura de Alagoas (Esmal), para a realização de cursos e eventos no estado. O diretor-geral da Enfam, ministro Humberto Martins, e o da Esmal, desembargador Fernando Tourinho, firmaram a parceira na última sexta-feira, dia 3, em Olho d’Água das Flores (AL).

“É com muita alegria que entrego ao desembargador Fernando Tourinho, diretor da Esmal, o termo celebrado com a Escola Nacional. A Esmal é a primeira escola do Brasil a firmar esse convênio conosco”, destacou. Conforme o ministro, o convênio trará grandes benefícios aos magistrados em suas atividades culturais e de transferência de experiências, o que demonstra a preocupação com a melhoria da qualidade técnica e humanística da magistratura. Humberto Martins informou que, no mês de agosto, a Enfam vai realizar, em Alagoas, a I Jornada Científica, com a participação de ministros e autoridades do Judiciário nacional.

Além dos dirigentes, estiveram presentes à cerimônia o governador do estado de Alagoas, Renan Filho; o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), desembargador Washington Luiz Freitas; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), desembargador Sebastião Costa Filho; os desembargadores do TJAL Elisabeth Carvalho Nascimento, José Carlos Malta Marques, Otávio Praxedes, Fábio Bittencourt e Domingos de Araújo Lima Neto.

Também compareceram à cerimônia o secretário-geral da Enfam, desembargador Fernando Cerqueira Norberto dos Santos, e a presidente da Associação Alagoana de Magistrados (Almagis), juíza Fátima Pirauá, além de outros juízes, promotores, advogados, servidores e representantes do Judiciário estadual e do Legislativo municipal.

Homenagem

Na mesma solenidade, o Fórum de Olho d’Água das Flores recebeu o nome do procurador José Martins Filho, primeiro promotor de Justiça da comarca e pai do ministro Humberto Martins. A solenidade foi conduzida pelo presidente do TJAL, desembargador Washington Luiz, que destacou o pioneirismo do homenageado e sua importância para Justiça alagoana.

O desembargador José Carlos Malta Marques, que atuou ao lado de José Martins, relembrou a convivência de quando os dois trabalhavam no Ministério Público estadual. “Ele sempre foi um grande conciliador e representou muito bem nossa instituição. A homenagem é merecida porque foi um promotor que ajudou a fazer Justiça em Olho d’Água das Flores”, concluiu.

O ministro Humberto Martins, por sua vez, falou sobre a satisfação de ver o pai sendo lembrado pelo trabalho que exerceu. “Em nome da minha família, recebo essa homenagem com muita alegria. O Poder Judiciário reconheceu no procurador José Martins Filho uma figura que dignifica o Ministério Público e a Justiça de Alagoas e brasileira. Um homem que soube como aplicar o bem e defender, sobretudo, o senso de Justiça. Um homem humilde, prudente e sábio, sempre defendendo os mais humildes”, ressaltou.

Assista à reportagem sobre a homenagem.

Com informações da Dicom TJAL