Enfam inicia formação de equipe que avaliará cursos credenciados

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) iniciou, nesta quarta-feira (20), a formação de magistrados, pedagogos e colaboradores que acompanharão as ações educacionais desenvolvidas em todo o País pelas escolas judiciais e de magistratura. O curso, intitulado “Fundamentação e Práticas para Acompanhar Cursos Credenciados pela Enfam”, tem duração de 24 horas-aula e reúne […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) iniciou, nesta quarta-feira (20), a formação de magistrados, pedagogos e colaboradores que acompanharão as ações educacionais desenvolvidas em todo o País pelas escolas judiciais e de magistratura.

O curso, intitulado “Fundamentação e Práticas para Acompanhar Cursos Credenciados pela Enfam”, tem duração de 24 horas-aula e reúne aproximadamente 30 participantes.

Segundo a secretária executiva da Enfam, Alessandra Cristina de Jesus Teixeira, a ação permitirá que o órgão acompanhe melhor o trabalho desenvolvido pelas escolas judiciais e de magistratura, verificando se está em sintonia com o planejamento realizado.

“A iniciativa tem caráter orientador e visa contribuir para o desenvolvimento de ações de capacitação mais próximas da realidade judicante”, explicou.

Para Jorge Frias, magistrado aposentado que integra o corpo de alunos, essa orientação é importante, sobretudo no que se refere à visão pedagógica.

Ex-diretor geral da Escola Superior da Magistratura do Estado de Mato Grosso do Sul (Esmagis), ele diz que os magistrados ganham muito quando as ações educativas estão plenamente integradas às normas e práticas da Enfam.

“No meu tempo, fazíamos tudo empiricamente. Hoje, a partir de metodologias ativas de ensino, por exemplo, temos claro que o aluno, quando participa, aprende muito mais”.

A ideia é que as equipes formadas em Brasília sejam capazes de avaliar os cursos oficiais credenciados na capital do País e demais cidades, fornecendo – quando necessário – orientações didático-pedagógicas às instituições visitadas.

O conteúdo do novo curso foi desenvolvido com base em estratégias que visam possibilitar a relação teoria-prática e a interdisciplinaridade, favorecendo a construção coletiva e colaborativa do conhecimento. O evento termina nesta sexta-feira (22).