Enfam inova nas atividades de formação inicial por causa da pandemia

Novos magistrados do Rio Grande do Norte, Piauí, Amazonas e Roraima participaram ontem (14), do início do módulo nacional do curso de formação inicial online oferecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Os juízes nomeados já haviam feitos alguns módulos locais, alguns também de maneira remota. O presidente da Comissão de […]

Novos magistrados do Rio Grande do Norte, Piauí, Amazonas e Roraima participaram ontem (14), do início do módulo nacional do curso de formação inicial online oferecido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Os juízes nomeados já haviam feitos alguns módulos locais, alguns também de maneira remota.

O presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Enfam, Eladio Lecey ressaltou que, no atual momento, é necessário se reinventar. “Ficamos esperando que a pandemia melhorasse para fazer de maneira presencial, que seria o ideal, mas tivemos que nos render e faremos agora esse módulo nacional – que, ao mesmo tempo, servirá como laboratório – de forma remota”, explicou.

A atividade contou com a participação de diretores das escolas de magistraturas dos estados e foi formatada tomando como base o modelo presencial do curso, observando a metodologia ativa e o que há de moderno em orientações pedagógicas.

O módulo nacional ocorrerá durante toda esta semana e tem por objetivo da formação inicial é desenvolver as habilidades do magistrado em diversos níveis de atuação, tais como: avaliar sistemicamente a realidade histórica, cultural, social, política, econômica e ambiental envolvendo a atuação judicial; comunicar-se com eficácia com servidores e comunidade jurídica; e compreender o papel do juiz e dos demais membros dos atos judiciais, como agentes da Justiça.