Enfam orienta escolas sobre a aplicação das diretrizes pedagógicas

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) está levando às escolas judiciais e da magistratura orientação sobre as diretrizes pedagógicas. Escolas de sete estados da região Nordeste foram as primeiras a conhecer na prática as diretrizes durante o curso Aplicação das diretrizes pedagógicas, realizado em Recife (PE). Para a secretária executiva da […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) está levando às escolas judiciais e da magistratura orientação sobre as diretrizes pedagógicas. Escolas de sete estados da região Nordeste foram as primeiras a conhecer na prática as diretrizes durante o curso Aplicação das diretrizes pedagógicas, realizado em Recife (PE).

Para a secretária executiva da Enfam, Rai Veiga, o evento atendeu às expectativas. “A Enfam não se satisfaz apenas em elaborar diretrizes claras e objetivas: tem também a preocupação de capacitar os servidores das escolas para sua utilização, assegurando que essas diretrizes se transformem em prática efetiva no cotidiano escolar”, afirmou.

Simone Neves, da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco, considerou o curso produtivo, destacando que os principais benefícios foram observados na orientação para aplicar os princípios pedagógicos na elaboração do planejamento de projetos de cursos de aperfeiçoamento e vitaliciamento a serem encaminhados para credenciamento em 2015.

O curso foi ministrado pela professora e consultora Acácia Zeneida Kuenzer, responsável pela elaboração das diretrizes pedagógicas em parceria com a equipe da Enfam.

A metodologia aplicada consiste na apresentação das principais modificações trazidas pelas diretrizes. Num segundo momento, os representantes das escolas recebem um estudo de caso (planejamento de curso) para ser analisado desde a justificativa até a avaliação final. Após essa atividade, encontradas discrepâncias, os participantes refazem o planejamento de acordo com as diretrizes pedagógicas da Enfam.

Rai Veiga afirma que as diretrizes pedagógicas vão impactar positivamente as áreas de credenciamento dos cursos, cujas propostas chegarão à Enfam com outro enfoque metodológico e avaliativo.

Calendário

Nos dias 11 e 12 de maio, será a vez de Porto Alegre (RS) sediar o curso. Participarão da segunda rodada os magistrados e servidores das escolas do TRF da 4ª Região e dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

Nos dias 18 e 19 de maio, o curso será ministrado em Brasília (DF). Da terceira turma participarão magistrados e servidores das escolas do TRF da 3ª Região e dos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A quarta edição do curso ocorrerá nos dias 1º e 2 de junho, no Rio de Janeiro (RJ). Contemplará os magistrados e servidores das escolas do TRF da 2ª Região e dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro.

O curso ainda será oferecido nos dias 15 e 16 de junho, em Brasília, para magistrados e servidores das escolas do Distrito Federal, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá e Acre.