Enfam promove encontro com escolas judiciais e de magistratura

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promoverá, ao longo desta segunda-feira (26/11), um grande encontro institucional com as instituições federais, militares e estaduais dedicadas à qualificação da magistratura brasileira. O evento tem o objetivo de apresentar os projetos e iniciativas da Enfam para o biênio 2012 – 2014, além de estreitar […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promoverá, ao longo desta segunda-feira (26/11), um grande encontro institucional com as instituições federais, militares e estaduais dedicadas à qualificação da magistratura brasileira. O evento tem o objetivo de apresentar os projetos e iniciativas da Enfam para o biênio 2012 – 2014, além de estreitar os vínculos entre a Escola e suas congêneres.

O encontro acontece dois meses após início da nova direção da Enfam, que agora é capitaneada pela vice-presidente em exercício do STJ, ministra Eliana Calmon. “Neste primeiro momento procuramos fazer um diagnóstico das atividades da Enfam e formatar os projetos que serão empreendidos daqui para frente. Agora chegou a hora de chamar os diretores das escolas estaduais e federais. Não apenas para apresentar o desenho desses novos projetos, mas também para saber o que eles pensam, o que eles esperam da Enfam. Queremos uma relação baseada no diálogo mais aberto, mais direto”, ressalta.

Pela manhã, a partir das 9h30, o encontro será dedicado às escolas federais vinculadas aos Tribunais Regionais Federais: da 1ª Região, em Brasília (Esmaf/1ª Região); da 2ª Região, no Rio de Janeiro (Emarf/RJ); da 3ª Região, em São Paulo (Emag/SP); da 4ª Região, em Porto Alegre (Emagis/RS); e da 5ª Região, no Recife (Emafe5).

Também participarão do encontro matutino representantes do Centro de Estudos Judiciários da Justiça Militar da União (Cejum) e da Escola Nacional de Magistratuta (ENM). À tarde, a partir das 14h, o evento será focado nas relações da Enfam com as 27 escolas de magistratura vinculadas aos Tribunais de Justiça dos estados.

Ao fim do encontro, a ministra Eliana Calmon espera que sejam reforçadas as cooperações da Enfam com as escolas de magistratura. “Queremos que todos compreendam a grandiosidade da Enfam, que é fruto de uma importante reforma constitucional que procurava modernizar o Judiciário. Nosso objetivo é que todos enxerguem na Enfam um traço de união entre todas as escolas.”