Enfam promove segunda turma da oficina Comunicação e Uso de Recursos Tecnológicos no Processo de Ensino-Aprendizagem

Os formadores que concluíram o Nível 1 do curso Formação de Formadores – FOFO iniciaram, nesta segunda-feira (18), na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a oficina Comunicação e Uso de Recursos Tecnológicos no Processo de Ensino-Aprendizagem –equivalente ao Nível 2 do FOFO. Desenvolvida pela Enfam, a ação educacional tem […]

Os formadores que concluíram o Nível 1 do curso Formação de Formadores – FOFO iniciaram, nesta segunda-feira (18), na sede da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), a oficina Comunicação e Uso de Recursos Tecnológicos no Processo de Ensino-Aprendizagem –equivalente ao Nível 2 do FOFO.

Desenvolvida pela Enfam, a ação educacional tem carga de 20 horas-aula, divididas em duas etapas: uma presencial, com 16 horas-aula – realizadas nesta segunda (18) e terça-feira (19) –; e outra a distância, com 4 horas-aula – que foi desenvolvida no ambiente virtual de aprendizagem da Enfam, no período de 11 a 15 de junho.

No decorrer das atividades da oficina, os participantes vão desenvolver e refletir os aspectos do trabalho do educador na gestão de grupo e espaço pedagógico.

Visando incentivar o protagonismo do aluno, a oficina utilizará elementos relacionados à comunicação, bem como empregará metodologias ativas no decorrer das aulas. Conceitos de dialética e comunicação dos trabalhos de Vigotsky, Bakhtin e José Manuel Moran também serão base no desenvolvimento das atividades.

“Nós tivemos uma formação básica muito forte para que pudéssemos assimilar princípios e nortear nossas preparações e nossos treinamentos. Agora vemos a importância das oficinas, pois têm um nível bem avançado, e isso já fica claro pela qualidade dos palestrantes”, diz o formador Fábio Vieira, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS).

São temas dessa atividade formativa: Estabelecimento de Diálogos em Espaços Educativos; A Sala de Aula como Espaço de Aprendizagem e Fenômeno Social; A Gestão da Sala de Aula; O Papel do Comunicador e do Interlocutor; Os Aspectos da Comunicação que Apoiam o Desenvolvimento da Atuação Docente; Como Promover a Participação do Aluno no Desenvolvimento da Aula Expositivo-Dialogada; e O Eu Docente e os Recursos ao Meu Dispor: meu corpo, instrumentos e tecnologias.

Atividades

Nesta tarde, os participantes fizeram uma atividade prática de apresentação. A proposta dessa atividade prioriza a dinâmica e a prática, levando em conta a relevância delas para o estabelecimento de espaços interativos.

Além de exercícios de respiração, voz e postura, também serão realizadas atividades com enfoque em recursos tecnológicos, a fim de mostrar ferramentas que auxiliem o trabalho pedagógico, como: Moodle, Google Drive, Prezi, entre outras.

Confira mais fotos do curso no Flickr da Enfam.