Enfam realiza curso de Formação Inicial para juízes do TJPR

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) deu início, nessa segunda-feira (10), ao curso de Formação Inicial na Escola da Magistratura do Paraná (Emap). A ação formativa, com 40 horas-aula, é destinada aos juízes substitutos recém-empossados pelo Tribunal de Justiça do Paraná. O curso busca desenvolver as habilidades do magistrado pertinentes a […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) deu início, nessa segunda-feira (10), ao curso de Formação Inicial na Escola da Magistratura do Paraná (Emap). A ação formativa, com 40 horas-aula, é destinada aos juízes substitutos recém-empossados pelo Tribunal de Justiça do Paraná.

O curso busca desenvolver as habilidades do magistrado pertinentes a diversos níveis de atuação, tais como: avaliar sistemicamente a realidade histórica, cultural, social, política, econômica e ambiental envolvendo a atuação judicial; comunicar-se com eficácia com servidores e comunidade jurídica; compreender o papel do juiz e dos demais membros dos atos judiciais, como agentes da Justiça.

O diretor-geral da Emap, desembargador Clayton de Albuquerque Maranhão, avalia como imprescindível a interação de juízes substitutos e juízes formadores da Enfam. Para ele, isso “amplia suas compreensões de mundo, à medida que na judicatura serão diuturnamente desafiados a intervir numa sociedade complexificada”.

O curso, que se estende até sexta-feira (14), abordará temas como: “Questões de Gênero”, ministrado pela juíza de direito Reijjane Ferreira de Oliveira, do Tribunal de Justiça do Pará, e “Demandas Repetitivas e os Grandes Litigantes”, conduzido pelo juiz federal Rodrigo Koehler Ribeiro, do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Fonte: Amapar