Enfam realiza encontro para debater a formação de magistrados que atuam como professores nos cursos para juízes

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza, no dia 5 de junho, o I Encontro de Formadores Magistrados. O objetivo é apresentar orientações gerais e elementos para a elaboração de uma proposta curricular, visando à implementação e difusão de um programa de formação continuada a ser concretizado no âmbito da Enfam […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realiza, no dia 5 de junho, o I Encontro de Formadores Magistrados. O objetivo é apresentar orientações gerais e elementos para a elaboração de uma proposta curricular, visando à implementação e difusão de um programa de formação continuada a ser concretizado no âmbito da Enfam e demais escolas judiciais e de magistratura.

O encontro dará início à primeira etapa dos trabalhos de produção do programa curricular, por meio de uma avaliação diagnóstica para identificar a realidade vivenciada pelo magistrado na sua atuação. Os participantes também devem apresentar os métodos possíveis de ensino para a formação, levando em consideração situações e problemas com que se depara o magistrado no seu dia a dia, como o cumprimento de decisões judiciais, o relacionamento com advogados e instituições, incidentes em audiências, métodos de gestão de acervo processual, etc.

Como exercício, os juízes indicados pelas escolas de formação de magistrados devem apresentar respostas a diversas questões: por exemplo, como sensibilizar o juiz para julgar, considerando a complexidade do caso, ou seja, levando em conta aspectos humanos? Que princípios, metodologias e demais aspectos são relevantes para um juiz formar outros juízes, considerando a situação problema escolhida para enfrentamento? Cada participante terá dez minutos para fazer uma exposição a fim de serem mapeados elementos possíveis para a elaboração das diretrizes da formação contínua.

O encontro será no auditório do Conselho da Justiça Federal (CJF), em Brasília (DF), e começa às 8h30, com a palestra de abertura da juíza Vânila Moraes, coordenadora do Comitê Técnico de Aperfeiçoamento e Pesquisa – CTAP do Centro de Estudos Judiciários (CEJ). O encerramento será às 18 horas, com a apresentação das conclusões.