Enfam realiza Formação de Formadores em Brasília

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou, nos dias 3 e 4 de dezembro, o Módulo 3 do curso Formação de Formadores. A ação formativa reuniu em Brasília magistrados e servidores da Escola Nacional e das Escolas Judiciais. O curso é fundamentado nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam, que, articuladas à atuação […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou, nos dias 3 e 4 de dezembro, o Módulo 3 do curso Formação de Formadores. A ação formativa reuniu em Brasília magistrados e servidores da Escola Nacional e das Escolas Judiciais.

O curso é fundamentado nas Diretrizes Pedagógicas da Enfam, que, articuladas à atuação do magistrado, buscam contribuir para a construção e estruturação do conhecimento pedagógico.

A ação educativa tem por objetivo geral propor atividades que visem à reorganização da prática docente do formador, considerando seu percurso de trabalho, sua formação, experiências e conhecimentos pedagógicos desenvolvidos.

No início do curso, juízes e pedagogos debateram acerca da contribuição da Formação de Formadores no desenvolvimento da formação profissional docente no âmbito da magistratura.

Oficinas

Nos dois dias de atividades, foram realizadas diversas oficinas simultâneas com temáticas que promoveram reflexões acerca da prática docente, tais como: Storytelling: inspire-se para encantar; Aspectos da comunicação que apoiam o desenvolvimento da atuação docente; e As potencialidades da voz na prática docente.

O formador Gabriel Henrique Collaço, da Escola Superior de Magistratura do Estado de Santa Catarina (ESMESC), ministrou a oficina Storytelling: inspire-se para encantar. O professor destacou a importância de o magistrado contar suas próprias histórias trabalhando com elementos da narrativa, e assim promover uma simulação dentro da sala de aula propiciando vários ambientes de aprendizagem para circular em diversas mídias.

“As histórias estão conectadas no nosso dia a dia, e quando consigo buscar as competências que eu quero desenvolver no magistrado ou no servidor, a partir dessas histórias, posso criar Storytelling em diversas mídias, isto é, uso de transmídia”, completou.

Veja as fotos no Flickr da Enfam.