A Escola Nacional promove a atividade com o objetivo de desenvolver competências e habilidades e gerar um efeito multiplicador
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizou, entre os dias 29 e 31 de março, na sede da instituição, em Brasília, o Curso de Formação de Formadores Nível 1 – Módulo 1 (FoFo N1M1) para 60 servidores e servidoras e magistrados e magistradas. A atividade tem como propósito desenvolver competências e habilidades para atuação no planejamento de ações de formação e aperfeiçoamento dos juízes e das juízas.
A Enfam promove o curso com o objetivo de gerar um efeito multiplicador e, ao fomentar parcerias com as demais escolas, busca a capacitação de magistrados e magistradas para que dominem os aspectos pedagógicos da formação profissional dos seus próprios pares. Para o formador José Henrique Torres, desembargador no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), a FoFo é relevante pela sua diretriz metodológica de ensino, desenvolvida entre as escolas judiciais do país.
“Por muitos anos, a Enfam construiu essas diretrizes com a participação de todas as escolas do Brasil, para que houvesse uma unidade de pensamento. É extremamente importante que nessa unificação metodológica sejam desenvolvidos instrumentos de metodologia ativa”, explicou Torres.
De acordo com o desembargador, é justamente a partir das diretrizes de ensino e de metodologia que é possível formar juízes e juízas ainda mais capacitados. “Que todos os magistrados e magistradas que atuam na formação, atuem sobre a égide dessas diretrizes. Essa metodologia forma juízes comprometidos com a democracia, com os direitos humanos, com a ética, com uma visão humanista”, disse.
Segundo a servidora da Enfam Nayza Polliana Freire, a Formação de Formadores foi uma oportunidade única para desenvolver habilidades fora do seu campo de atuação. “Como não sou da área de Pedagogia, tenho minhas limitações dentro do trabalho. E a FoFo é essencial para prestar o serviço de maior qualidade dentro da própria Enfam”, explicou. E completou: o curso mostra “a forma correta de ensinar, de passar o aprendizado para o aluno. Ali, o aluno é o magistrado, então nós precisamos entender como transmitir esse conhecimento”.
Já a professora de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília e docente na Enfam, Liliane Campos Machado, ressalta a importância do cuidado da Escola Nacional em pensar o papel da formação do formador e da formadora. “É pensar como essa pedagogia se traduz na formação de formadores e na formação de magistrados. Com isso, a Enfam garante uma formação de qualidade e uma devolutiva do trabalho jurisdicionado de maior qualidade. Se eu formo melhor quem está chegando na Formação Inicial, eu garanto um serviço de excelência na ponta para quem se beneficia da justiça brasileira”, enfatizou.
Para Marcelo Lelis de Aguiar, juiz federal lotado em São Paulo, tem sido gratificante participar da formação e ver as estratégias metodológicas. “Ver todo o preparo, tudo que é desenvolvido na Enfam e o que nos é apresentado pelo curso, me deixa maravilhado. Porque a gente vê outro universo e outra forma de adquirir conhecimento. E muda totalmente aquilo que imaginávamos antes, de como transmitir competências, principalmente na área da magistratura”, reflete.