Enfam realiza II Seminário Nacional de Pesquisa em Programas de Pós-Graduação Profissionais em Direito

Evento será no dia 4 de novembro, com transmissão pelo YouTube e as inscrições estão abertas

O mestrado da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizará, no dia 4 de novembro, o II Seminário Nacional de Pesquisa em Programas de Pós-Graduação Profissionais em Direito. O evento ocorrerá no auditório da Escola, em Brasília, das 9h às 17h, e será aberto ao público, com transmissão pelo canal da Enfam no YouTube. As pessoas interessadas podem se inscrever pelo Educa Enfam.

O seminário é uma iniciativa do Programa de Mestrado Profissional em Direito e Poder Judiciário (PPGDP) da Enfam, em parceria com o PPGDP da Universidade Federal de Goiás (UFG), e é voltado a magistradas, magistrados, servidoras e servidores da Justiça Estadual e Federal.

O objetivo do evento é fortalecer o diálogo entre a Capes e os programas de pós-graduação profissionais em Direito, além de promover a troca de conhecimentos e experiências entre docentes e discentes, discutir produções científicas e técnicas desenvolvidas e contribuir para a qualificação e aprimoramento das atividades no campo jurídico.

Programação
A programação terá início com a apresentação de diversas autoridades na mesa de abertura, incluindo o diretor-geral da Enfam, ministro Benedito Gonçalves; o presidente da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), professor Otavio Luiz Rodrigues Júnior; e o diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), professor Antônio Gomes de Souza Filho; entre outros especialistas.

Em seguida, o painel de abertura abordará Perspectivas para a nova avaliação da Capes para Programas Profissionais: a importância da qualidade das pesquisas e do impacto social.

Durante o seminário, serão realizados ainda painéis temáticos sobre A nova ficha de avaliação da área do Direito: diretrizes e aspectos mais importantes; Pesquisa jurídica aplicada e inovação: as primeiras experiências de pesquisa no doutorado profissional em Direito; Metodologias e práticas de pesquisa inovadoras para a produção de conhecimento jurídico aplicado; Pesquisa jurídica, interdisciplinaridade e internacionalização: conexões com as ciências sociais e tecnológicas; e Metodologia jurídica e produto técnico ou tecnológico como resultado de pesquisa jurídica profissional.

Para mais informações, confira a programação completa e a página do evento.