Enfam realiza workshop para orientar escolas na elaboração de projetos político-pedagógicos

O ministro Humberto Martins, diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), participou, nesta terça-feira (17/5), da abertura do Workshop Construção do Projeto Político-Pedagógico das Escolas de Formação de Magistrados promovido pela Enfam com o objetivo de debater e estruturar um roteiro para que as instituições de formação de magistrados elaborem os […]

O ministro Humberto Martins, diretor-geral da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), participou, nesta terça-feira (17/5), da abertura do Workshop Construção do Projeto Político-Pedagógico das Escolas de Formação de Magistrados promovido pela Enfam com o objetivo de debater e estruturar um roteiro para que as instituições de formação de magistrados elaborem os próprios projetos em sintonia com as diretrizes pedagógicas da Escola Nacional.

O evento está sendo realizado em parceria com a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados da Justiça Militar (ENAJUM) e termina nesta quarta-feira (18), na sede do Superior Tribunal Militar (STM).

Para o ministro Humberto Martins, o evento tem a finalidade de contribuir para o cumprimento da missão de aprimorar e aperfeiçoar o magistrado brasileiro e criar mecanismos para que as escolas de todas as regiões do país trabalhem em conjunto e em conformidade com as diretrizes traçadas pela Enfam.

Para o diretor-geral da ENAJUM, ministro José Barroso Filho, o projeto de trabalho desenvolvimento pela escola militar está baseado na interação com as demais justiças e na visão interdisciplinar. “Nós buscamos essa interação e investimos fortemente nos nossos cursos de formação para que haja uma interdisciplinaridade”, afirmou.

Segundo Marizete da Silva Oliveira, coordenadora de planejamento e avaliação de ações educacionais da Enfam, o workshop marca o início de um trabalho junto às escolas de formação de magistrados para que elas próprias elaborem seus projetos político-pedagógicos. “O trabalho não se encerra aqui, pretendemos acompanhar a elaboração dos projetos nas escolas, realizando atividades a distância, por videoconferência, entre outros”, ressaltou.

Para a pedagoga da Enfam, Eveline Pinheiro, a intenção do trabalho realizado nos dois dias do workshop é traçar linhas de trabalho para que os coordenadores pedagógicos e integrantes das equipes pedagógicas das escolas iniciem o processo de elaboração de seus projetos político-pedagógicos, buscando-se sobretudo um trabalho articulado entre as escolas.

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Confira a reportagem no vídeo da TV/STJ.