Enfam recebe o diretor da American University de Washington

O trabalho desenvolvido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) está despertando o interesse de instituições estrangeiras para celebração de acordos de cooperação. No último dia 12, o novo secretário-geral da Enfam, desembargador Fernando Cerqueira, e o presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Escola, desembargador Eladio Lecey, juntamente com […]

O trabalho desenvolvido pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) está despertando o interesse de instituições estrangeiras para celebração de acordos de cooperação. No último dia 12, o novo secretário-geral da Enfam, desembargador Fernando Cerqueira, e o presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico da Escola, desembargador Eladio Lecey, juntamente com seus respectivos assessores, receberam o diretor da American University, Peter J. Messitte, para discutir proposta de parceria visando à realização de cursos destinados aos magistrados brasileiros.

O secretário-geral, ao tempo em que manifestou o interesse da Escola em ampliar as parcerias existentes, fez uma explanação sobre a história da Escola Nacional e sobre o seu funcionamento ao longo dos dez anos de existência. O desembargador Cerqueira também contou sobre a sua experiência como diretor-geral da Escola Judicial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (EJ-TJPE), com sede em Recife (PE).

Na oportunidade, o desembargador Eladio Lecey, presidente da Comissão de Desenvolvimento Científico e Pedagógico, instituída para assessorar os trabalhos da Secretaria-Geral da Enfam, também destacou a sua experiência à frente da Escola de Formação de Magistrados no Rio Grande do Sul e enalteceu a possibilidade de a Enfam ampliar os acordos de cooperação com outros países.

O diretor da American University, Peter J. Messite, reafirmou o grande interesse de celebrar a parceria com a Enfam a fim de que, em regime de reciprocidade, ambas as instituições possam oferecer cursos para magistrados brasileiros e americanos, sobre temas de grande relevância para o Brasil e os Estados Unidos da América, tais como terrorismo, lavagem de dinheiro, violência doméstica, racismo, delação premiada, juizados especiais, etc.

Ficou acertado que as duas instituições envidarão esforços e estudos por suas equipes técnicas, com o apoio da Embaixada Americana, para a elaboração de um convênio a ser assinado futuramente.

Na reunião, o diretor da American University, Peter J. Messitte, estava acompanhado da Segunda Secretária – Seção Política, da Embaixada Americana no Brasil, Richa Bhala.

Pela Enfam, participaram do encontro a secretária-executiva, Márcia de Carvalho, o assessor Witoldo Hendrich Júnior, a coordenadora de desenvolvimento de ações educacionais, Celi Canovas Feijó Araújo.