A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promove, de 9 a 11 de dezembro, a Oficina de Coordenadores de Escolas Judiciais e de Magistratura. A ação educativa, com 25 horas-aula, é destinada a 100 coordenadores de escolas e integra o Nível 2 da Formação de Formadores. O objetivo é promover a análise dos […]
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) promove, de 9 a 11 de dezembro, a Oficina de Coordenadores de Escolas Judiciais e de Magistratura.
A ação educativa, com 25 horas-aula, é destinada a 100 coordenadores de escolas e integra o Nível 2 da Formação de Formadores. O objetivo é promover a análise dos aspectos do trabalho educativo realizado pela Escola em 2019, perspectivas de atividades em 2020, bem como os elementos teóricos e práticos que orientam a construção do Plano Anual da Enfam e das escolas de formação de magistrados.
A proposta metodológica visa à articulação entre teoria e prática, tendo em vista que, na organização do trabalho pedagógico, a prática deve ser considerada como elemento de análise e reconfiguração de ações e estratégias para a implementação de melhorias nas atividades das escolas.
A abertura do encontro foi às 9h dessa segunda-feira. Durante todo o dia, além da apresentação de resultados de 2019 e das perspectivas para o ano seguinte, discorreu-se sobre o trabalho da Enfam e das escolas judiciais e de magistratura em relação ao processo de elaboração do Projeto Político-Pedagógico, PDI, Mestrado, Plano Anual Enfam 2020 e Atuação da Enfam e das escolas na formação de formadores.
Atividades em grupo
Os participantes do encontro foram divididos em quatro grupos de trabalho, de acordo com as dificuldades apresentadas, para que pudessem realizar troca de experiências e propor ações de integração.
A coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Enfam, Daniella Gonçalves Cabeceiras de Azevedo, destacou a importância da contribuição que os coordenadores pedagógicos realizam ao citar as dificuldades enfrentadas, debatê-las e apresentar sugestões de resolução.
“Será realizada uma atividade chamada world café, onde será feito uma espécie de brainstorming, e em cada mesa será tratada uma problemática retirada de uma pesquisa realizada em 2017, e com base nela os coordenadores irão dialogar e propor ações e possíveis soluções”, completou.
No último dia de evento, nesta quarta-feira (11), os coordenadores pedagógicos terão acesso aos resultados da avaliação de desenvolvimento do curso, que permite a verificação de correções e ajustes necessários das proposições de Ações de Integração Enfam-escolas/escolas-escolas e proposições/encaminhamentos para o Plano de Ação Integrado entre as instituições de formação de magistrados em 2020.