ENM da França ministra formação de formadores na 4ª Região

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com a Escola Nacional da Magistratura da França (ENM), a Embaixada da França e a Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (EMAGIS), realiza mais uma edição do curso de formação de formadores, no período de 24 a 28 de […]

A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) em parceria com a Escola Nacional da Magistratura da França (ENM), a Embaixada da França e a Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (EMAGIS), realiza mais uma edição do curso de formação de formadores, no período de 24 a 28 de agosto de 2015, em Porto Alegre.

O objetivo do curso é desenvolver as competências dos magistrados que atuam na formação de seus pares, elevando a qualificação técnico-pedagógica desses profissionais, de forma a preparar novos juízes para a carreira da magistratura federal, bem como para o processo de aperfeiçoamento, utilizando técnicas pedagógicas que priorizem aliar a teoria à prática.

Dentro dessa abordagem, a Enfam visa estimular a utilização de instrumentos pedagógicos pelos formadores, como a realização de aulas expositivas e dialogadas com a integração de métodos que proporcionem a participação ativa dos juízes em formação (simulações, estudos de caso e dramatizações, entre outros).

Cooperação

Em julho deste ano, o ministro João Otávio de Noronha, diretor-geral da Enfam e o diretor da ENM, Xavier Ronsin, assinaram a renovação do acordo de cooperação entre as duas instituições, com vigência de três anos. A parceria tem como base o acordo geral de cooperação entre a França e o Brasil assinado em 28 de maio de 1996 e, na declaração de cooperação entre a Enfam e a ENM assinado em 28 de maio de 2009.

O Memorandum de Entendimento de Cooperação da Enfam e a ENM tem por objetivo promover o aperfeiçoamento da formação de magistrados dos dois países por meio do intercâmbio de experiências relativas à formação inicial e continuada, enfatizando uma abordagem prática, multidisciplinar e humanista dos conteúdos de ensino.