outubro, 2025 Filtros: Data Data Cor 31mar(mar 31)0:0030jun(jun 30)23:59Bioética, Justiça e Direitos HumanosEspecialização A Enfam realiza especialização em Bioética, Justiça e Direitos Humanos, curso de pós-graduação lato sensu, que ocorre de 31 de março de 2025 a 30 de junho de 2026. São A Enfam realiza especialização em Bioética, Justiça e Direitos Humanos, curso de pós-graduação lato sensu, que ocorre de 31 de março de 2025 a 30 de junho de 2026. São oferecidas 45 vagas para magistratura federal e estadual. O curso possibilitará a compreensão da Bioética em suas interseções com a Justiça e os Direitos Humanos, analisando seus fundamentos, aplicações e desafios contemporâneos no contexto das políticas públicas, da equidade em saúde e da proteção de populações vulnerabilizadas. Março 31 (Segunda-feira) 0:00 - Junho 30 (Terça-feira) 23:59 ENFAM / Moodle / Teams Com carga horária de 440 horas, o curso tem como coordenadores o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Sérgio Kukina e o professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Direito e Poder Judiciário da Enfam André Augusto Salvador Bezerra, juiz do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). As aulas ocorrem de forma semipresencial e o curso conta com eixos temáticos e oficinas, além do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O objetivo da especialização é aprofundar a compreensão da Bioética em suas intersecções com a Justiça e os Direitos Humanos, analisando fundamentos, aplicações e desafios contemporâneos no contexto das políticas públicas, da equidade em saúde e da proteção das populações vulnerabilizadas. Entre as disciplinas que serão apresentadas, O papel da ciência e as decisões judiciais; Bioética clínica e biodireito; Biotecnologia, inteligência artificial e impacto bióeticos; entre outros temas. Magistradas e magistrados dos tribunais regionais federais e dos tribunais de justiça, e, em caráter excepcional, servidores públicos de carreira jurídica, que atuem em atividade de assessoria ou exerçam funções essenciais à justiça, membros do Ministério Público, da Advocacia Pública e da Defensoria Pública. 45 440 horas-aula As inscrições estão abertas e devem ser feitas até o dia 19 de março, em formulário disponível no site da Escola. Pós-graduação Eixo 1: Fundamentos da Bioética e Direitos Humanos (90h) Eixo 2: Bioética Clínica e Biodireito (125h) Eixo 3: Bioética Social e Populações Vulneráveis (105h) Eixo 4: Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia (90h) Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (30h) 14mai0:0014ago23:59Jurisdição em FronteirasEspecialização A Enfam realiza especialização em Jurisdição em Fronteiras, curso de pós-graduação lato sensu, com 45 vagas para magistradas e magistrados dos tribunais regionais federais e dos tribunais de justiça. O Mais A Enfam realiza especialização em Jurisdição em Fronteiras, curso de pós-graduação lato sensu, com 45 vagas para magistradas e magistrados dos tribunais regionais federais e dos tribunais de justiça. O curso ocorre de 14 de maio de 2025 a 14 de agosto de 2026. O curso possibilitará reflexões e debates acadêmicos mais atuais em torno dos estudos fronteiriços, de modo a subsidiar possíveis soluções para os problemas enfrentados no exercício da jurisdição nessas localidades, considerando as fronteiras terrestres, marítimas, aeroespaciais ou, ainda, simbólicas. Maio 14 (Quarta-feira) 0:00 - Agosto 14 (Sexta-feira) 23:59 ENFAM / Moodle / Teams O objetivo é capacitar e fomentar pesquisas relacionadas aos direitos fundamentais e sua efetividade como mecanismo de realização de justiça social nacional e internacional, como a tutela de direitos fundamentais nas regiões de fronteiras e seus impactos na integração da jurisdição nacional e no desenvolvimento regional, incluindo as dimensões econômica, política e social. A carga horária da pós-graduação será de 390 horas/aula, sendo 360 horas para realização das disciplinas e 30 horas para elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC). A expectativa é de que ao final do curso os participantes estejam aptos a exercer a jurisdição em conformidade com a realidade fronteiriça, os direitos humanos e a legislação especial. Magistradas e magistrados dos tribunais regionais federais e dos tribunais de justiça, e, em caráter excepcional, servidores públicos de carreira jurídica, que atuem em atividade de assessoria ou exerçam funções essenciais à justiça, membros do Ministério Público, da Advocacia Pública, da Defensoria Pública, da Polícia Federal e de carreira diplomática do Ministério das Relações Exteriores. 45 390 horas-aula As inscrições estão abertas e devem ser feitas até o dia 6 de abril, em formulário disponível no site da Escola. Eixo 1: Cidadania e Fronteiras (140h) No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar os juízes formadores nas práticas pedagógicas mais adequadas à especificidade da magistratura se faz necessária. Esta ação específica está enquadrada no Nível 2 do Curso de Formação de Formadores. Maio 29 (Quinta-feira) 0:00 - Outubro 7 (Terça-feira) 23:59 EaD Educação a Distância Ao final da ação educacional, as pessoas participantes deverão ser capazes de produzir instrumentos, guias ou outros materiais orientadores relacionados ao tema estudado do eixo como solução para problemas/desafios da prática educativa na educação judicial. Juízes federais, juízes estaduais, servidores da justiça federal e servidores da justiça estadual 30 40 horas-aula As inscrições devem ser feitas por meio de link enviado às escolas, até o dia 20 de maio. Eixo 1 – Organização Curricular para Desenvolver Competências – Trilhas para Aprendizagem Eixo 2 – Gestão e Coordenação Educacional/Pedagógica – competências, atuação e formação Eixo 3 – Avaliação no Contexto das Escolas Judiciais e de Magistratura 28ago(ago 28)0:0003out(out 3)23:59Saúde Mental e Direitos HumanosEaD A Enfam promove o curso de Formação Continuada sobre Saúde Mental e Direitos Humanos. A capacitação acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 30 horas, A Enfam promove o curso de Formação Continuada sobre Saúde Mental e Direitos Humanos. A capacitação acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 30 horas, e conta com 40 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam de 4 a 22 de agosto e o curso ocorrerá de 28 de agosto a 3 de outubro. Agosto 28 (Quinta-feira) 0:00 - Outubro 3 (Sexta-feira) 23:59 EaD Educação a Distância Criar estratégias/soluções para promover a proteção e garantia dos direitos humanos de pessoas com transtorno mental e deficiência psicossocial incluídos os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa, em conformidade com os direitos fundamentais, a Política Antimanicomial do Poder Judiciário (Resolução CNJ nº 487/2023) e as normativas vigentes, visando a articulação entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e a rede de proteção social. Membros da magistratura federal, estaual e eleitoral 40 30 horas-aula As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam de 4 a 22 de agosto. Unidade 1 – Saúde Mental, Direitos Humanos e Diretrizes do SUS: base conceitual, histórica e normativa. Unidade 2 – Saúde Mental e Sistema Prisional: o papel do Poder Judiciário na institucionalização da política antimanicomial. Unidade 3 – Saúde Mental e Sistema Socioeducativo: o papel do Poder Judiciário na articulação do Sistema de Garantia de Direitos. Unidade 4 – Desinstitucionalização: parâmetros de atuação para o Poder Judiciário. O curso de Aperfeiçoamento da Magistratura Eleitoral será oferecido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) em parceria com a Enfam. A iniciativa é voltada para magistradas e O curso de Aperfeiçoamento da Magistratura Eleitoral será oferecido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) em parceria com a Enfam. A iniciativa é voltada para magistradas e magistrados que atuam ou pretendem atuar como juízas e juízes eleitorais. As aulas serão na modalidade presencial e assíncrona, pelas plataformas EaD da EJE/TSE e da Enfam. Acesse mais informações na página de educação à distância da EJE/TSE. Setembro 4 (Quinta-feira) 0:00 - Fevereiro 13 (Sexta-feira) 23:59 EJE/TSE, Enfam e EaD A atividade é destinada a magistradas e magistrados que exercem ou pretendem exercer a função de juízes eleitorais e tem como principais objetivos: As aulas serão na modalidade presencial e assíncrona, pelas plataformas EaD da EJE/TSE e da Enfam, sem ônus de matrícula e mensalidade. Entretanto, as despesas com passagens e diárias para atividades presenciais não serão custeadas pelo TSE nem pela Enfam. Magistradas e magistrados que exercem ou pretendem exercer a função de Juízes Eleitorais 640 120 horas-aula As inscrições para a turma inicial vão até 3 de setembro e podem ser feitas nas plataformas TSE/EJE. Para obter o certificado de participação, a magistrada ou o magistrado deverá alcançar, no mínimo, 75% de aproveitamento nas atividades e responder à pesquisa de avaliação do curso. O certificado será emitido pela EJE/TSE em parceria com a Enfam e poderá ser acessado pelo ambiente virtual de aprendizagem. Unidade 1 – Direito Eleitoral em Ambiente Digital: Introdução ao Direito Digital; Marco Regulatório da Inteligência Artificial no Brasil e Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais; Inteligência Artificial e Ética nas Eleições; IA e o Exercício da Magistratura; IA, Desinformação e Fake News no Contexto Eleitoral; Responsabilização e Direito Eleitoral Digital; Inovação, Governança e o Futuro da IA no Processo Eleitoral. Unidade 2 – Cidadania, Inclusão e Diversidade no Processo Eleitoral: Direitos Fundamentais da Cidadania; Princípios e diretrizes da acessibilidade no Poder Judiciário; Julgamento com perspectiva de gênero e étnico-racial; Participação política de pessoas indígenas e negras; Desafios no financiamento de campanha para grupos minorizados; Violência política e seus impactos no processo eleitoral; Candidaturas fictícias e fraudes eleitorais; Mecanismos legais e boas práticas para a promoção da igualdade e inclusão na atuação jurisdicional. Unidade 3 – Temas de Direito Eleitoral: Condutas Vedadas; Registro de Candidatura; Financiamento de Campanha; Prestação de Contas; Propaganda Eleitoral; Poder de Polícia (Poder de Polícia da Justiça Eleitoral em Ambiente Digital); Direito Penal e Processual Eleitorais. Diplomação; Ações Judiciais Eleitorais. Unidade 4 – Atos Gerais, Segurança e Tecnologia das Eleições: Segurança e Tecnologia das Eleições; Sistemas Eleitorais, Planejamento, Organização e Providências que Antecedem as Eleições; O Dia da Eleição – Execução, Supervisão e Gerenciamento do Processo de Votação; Encerramento, Apuração, Logística Reversa e Prestação de Contas e Demais Providências após a Votação. Atuação da Corregedoria-Geral Eleitoral. 18set(set 18)0:0020out(out 20)23:59FeaturedProteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência A Enfam promove o curso de Formação Continuada Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A capacitação acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 30 A Enfam promove o curso de Formação Continuada Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência. A capacitação acontece na modalidade de Educação a Distância (EaD), com carga horária de 30 horas, e conta com 40 vagas disponíveis. As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam até o dia 29 de agosto e o curso ocorrerá de 18 de setembro a 20 de outubro. Setembro 18 (Quinta-feira) 0:00 - Outubro 20 (Segunda-feira) 23:59 EaD Educação a Distância Ao concluir a ação educacional, os participantes estarão aptos a analisar os modelos de compreensão das pessoas com deficiência, proporcionando elementos que assegurem a distinção entre eles nas mais diversas situações, viabilizando a adoção de práticas alinhadas ao paradigma que tem por objetivo a efetiva inclusão social da pessoa com deficiência, com observância dos princípios e das regras estabelecidos na Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. Magistradas e magistrados federais e estaduais e de tribunais superiores ou conselho. 40 30 horas-aula As inscrições podem ser feitas pelo EducaEnfam até o dia 29 de agosto. Participação ativa nas atividades com no mínimo 75% de aproveitamento e de presença. Unidade I: Modelos de compreensão da deficiência Unidade II: A Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência Unidade III: A Proteção dos Direitos das Pessoas com Deficiência no Brasil Etapa Final: Elaboração e envio da atividade avaliativa final 09out(out 9)0:0011(out 11)23:59FeaturedV Fórum de Boas Práticas do Sistema de Justiça Brasileiro A Organização dos Estados Americanos (OEA) promoverá, nos dias 9 a 11 de outubro, o V Fórum de Boas Práticas do Sistema de Justiça Brasileiro, no Ministério Público da Bahia, A Organização dos Estados Americanos (OEA) promoverá, nos dias 9 a 11 de outubro, o V Fórum de Boas Práticas do Sistema de Justiça Brasileiro, no Ministério Público da Bahia, em Salvador. O evento conta com o apoio da Enfam. O Fórum assegura continuidade a um esforço de cooperação acadêmica permanente entre a OEA e instituições brasileiras do meio jurídico, entre elas a Enfam, buscando consolidar um espaço de diálogo e troca de experiências. 9 (Quinta-feira) 0:00 - 11 (Sábado) 23:59 Ministério Público do estado da Bahia em Salvador O evento tem como propósito difundir as boas práticas do sistema de justiça brasileiro, de modo que possam ser ampliadas e conhecidas no âmbito dos países integrantes da Organização dos Estados Americanos. A iniciativa é a quinta edição do evento acadêmico que tem se mostrado exitoso para o fortalecimento institucional da magistratura e do Ministério Público nas Américas. O fórum é consequência de acordos de cooperação firmados por diversas instituições brasileiras da área jurídica com a OEA, com o objetivo de criar um espaço de permanente debate sobre boas práticas adotadas pelos atores do sistema de justiça. Magistrados e magistradas estaduais e federais; integrantes do Ministério Público Estadual, Federal e da União; pessoas associadas às entidades apoiadoras; e autoridades do Poder Judiciário e Ministério Público de outros países. As inscrições estão abertas e devem ser feitas por meio de formulário online até o dia 3 de outubro. Neste quinto fórum, daremos sequência ao enfretamento de temas sobre capacitação de magistrados e membros do MP, melhoria do ambiente de negócios por meio de medidas adotadas pelo sistema de justiça, transformação digital, tutela dos direitos humanos. 10out9:0018:0010 anos do Estatuto da Pessoa com Deficiência O Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a Enfam realizam, no dia 10 de outubro, evento em celebração aos 10 anos do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Brasileira Mais O Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a Enfam realizam, no dia 10 de outubro, evento em celebração aos 10 anos do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei Brasileira de Inclusão – LBI). O encontro terá formato híbrido. Os interessados podem optar pela participação presencial, na sede da Enfam, ou pela modalidade remota, via Zoom. Acesse o link de inscrições para participar de forma presencial e o link de inscrições para participar de forma remota. (Sexta-feira) 9:00 - 18:00 ENFAM - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (CJF) SCES – Trecho 3, Polo 8, Lote 9, 1º andar - Brasília - DF - CEP 70200-003 A programação foi estruturada para apresentar os pressupostos da Lei Brasileira de Inclusão, e os objetivos incluem: apresentar os fundamentos da LBI; identificar as correlações do seu conteúdo com o bloco de constitucionalidade; compreender a diferença entre o conceito médico e o conceito social da deficiência; e dialogar sobre os conceitos previstos no arcabouço jurídico acerca da capacidade civil das pessoas com deficiência. O evento é aberto a membros da magistratura e servidores da área fim. O encontro destina-se à atualização e ao aprimoramento dos profissionais do Direito acerca do Estatuto da Pessoa com Deficiência, que nos seus dez anos estabeleceu um marco na garantia dos direitos e na promoção da inclusão no Brasil. O encontro terá formato híbrido. Os interessados podem optar pela participação presencial, na sede da Enfam, ou pela modalidade remota, via Zoom. Acesse o link de inscrições para participar de forma presencial e o link de inscrições para participar de forma remota. – O evento iniciará com a mesa de abertura, às 10h, com a presença do presidente do STJ, ministro Herman Benjamin; do presidente do Comitê Gestor de Acessibilidade e Inclusão no STJ, ministro Sérgio Kukina; do diretor-geral da Enfam, ministro Benedito Gonçalves; e do conselheiro Pablo Coutinho Barreto, membro do Comitê dos Direitos da Pessoa com Deficiência no Âmbito Judicial. – A palestra magna Protocolo de Julgamento sob a Perspectiva dos Direitos da Pessoa com Deficiência será ministrada pelo desembargador Ricardo Tadeu Marques da Fonseca, do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região. Fonseca tem formação acadêmica em Direito e atuação na elaboração da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU. Atua como membro do Comitê dos Direitos das Pessoas com Deficiência no Âmbito Judicial e coordenador da elaboração do Protocolo de Julgamento sob a Perspectiva dos Direitos da Pessoa com Deficiência. – O período da tarde começará com um painel sobre a aplicação do conceito social da deficiência em processos judiciais e políticas públicas. A moderação será da juíza auxiliar na Presidência do STJ Maria Paula Cassone Rossi. As participantes serão a diretora de Gestão e Relações Interinstitucionais na Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Liliane Cristina Gonçalves Bernardes, e a juíza federal da Seção Judiciária de São Paulo (TRF3) e ex-coordenadora executiva da elaboração da Política dos Direitos das Pessoas com Deficiência no Âmbito Judicial, Katia Hermínia Martins Lazarano Roncada. – O último painel do dia abordará a capacidade jurídica da pessoa com deficiência. As palestrantes serão Joyceane Bezerra de Menezes, doutora em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Ceará, com pesquisa em Direito Civil sobre questões da pessoa com deficiência; e a juíza do TJBA e doutora em Direito com experiência na coordenação de projetos no Judiciário Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer. A moderação do debate será feita pelo ministro Kukina. 13out(out 13)9:0017(out 17)18:00Módulo Nacional – TJRJ, TJPR e TJPIFormação Inicial Destinado a juízas e juízes recém-ingressos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Tribunal de Justiça do Paraná e Tribunal de Justiça do Piauí, o Módulo Nacional é obrigatório Destinado a juízas e juízes recém-ingressos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, Tribunal de Justiça do Paraná e Tribunal de Justiça do Piauí, o Módulo Nacional é obrigatório e abrange temas que visam facilitar a inserção no contexto da atividade judicial em consonância com a realidade local. As informações trabalhadas no módulo têm cunho teórico-prático e buscam a conscientização de magistradas e magistrados em relação ao seu ofício e ao seu papel no Poder Judiciário e na sociedade. 13 (Segunda-feira) 9:00 - 17 (Sexta-feira) 18:00 ENFAM - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (CJF) SCES – Trecho 3, Polo 8, Lote 9, 1º andar - Brasília - DF - CEP 70200-003 Desenvolver competências para o exercício crítico acerca do papel do juiz na aplicação efetiva da justiça em uma sociedade em permanente transformação e sua integração na instituição, na comunidade e no mundo, ao orientar sua atuação pela base dos princípios constitucionais, tendo a ética e o humanismo como integradores dos demais saberes da formação e prática profissional. Juízas e Juízes Estaduais e Federais 40 horas-aula Não se aplica Participantes que obtiverem participação de 100% da carga horária receberão certificado emitido pela ENFAM No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar No contexto da formação na magistratura, a atuação dos formadores, responsáveis pela formação dos magistrados brasileiros, exige conhecimentos e competências profissionais específicas. Desta maneira, uma ação formativa que visa ambientar os juízes formadores nas práticas pedagógicas mais adequadas à especificidade da magistratura se faz necessária. Esta ação específica está enquadrada no Nível 1 Módulo 1 do Curso de Formação de Formadores. 20 (Segunda-feira) 9:00 - 22 (Quarta-feira) 18:00 ENFAM - Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (CJF) SCES – Trecho 3, Polo 8, Lote 9, 1º andar - Brasília - DF - CEP 70200-003 Objetivo geral Objetivos específicos Magistradas e magistrados e servidoras e servidores que atuarão na formação de outros formadores para lidar com as complexas e específicas demandas da população em situação de rua. 35 24 horas-aula Participação ativa nas atividades com no mínimo 75% aproveitamento e de presença. ETAPA I – O contexto e fundamentos basilares do trabalho docente ETAPA II- Especificidades do processo de ensino-aprendizagem e o trabalho docente ETAPA III- Planejamento/estruturação de uma ação educativa – elementos do planejamento easpectos a observar/considerarDetalhes do Evento
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Eixo 2: Tecnologia, Soberania e Segurança Internacional (120h)
Eixo 3: Governança e Cooperação (100h)
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (30h)Detalhes do Evento
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Produzir material orientador para aplicação de trilhas de aprendizagem no desenvolvimento de competências no âmbito da Enfam e das escolas judiciais.
Produzir subsídios para orientar o trabalho de equipes gestoras e coordenadoras pedagógicas, com foco na institucionalização e no fortalecimento da função da coordenação.
Criar instrumentos e/ou materiais orientadores sobre avaliação, considerando os problemas ou desafios diagnosticados a serem superados no âmbito da educação judicial.Detalhes do Evento
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Preparar a magistratura eleitoral para a aplicação da legislação, resoluções e jurisprudência do TSE; Promover um processo eleitoral seguro, eficiente, transparente, inclusivo e acessível; Evitar práticas capacitistas e outras barreiras à participação política de pessoas com deficiência; Garantir a legalidade da propaganda eleitoral, combatendo discursos de ódio e desinformação; e Assegurar acessibilidade nos locais de votação e identificar obstáculos à participação plena dos eleitores.
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Organizar o Planejamento de Ações Educativas e de Aula com vistas ao desenvolvimento de competências, estruturando articuladamente os seus diferentes elementos.
1. Analisar, reflexivamente, elementos do planejamento de curso/ensino e aspectos específicos da prática docente, considerando o percurso do trabalho e formação no âmbito da magistratura, de modo a articular as experiências, conhecimentos específicos e resultados percebidos como significativos entre os formadores no sentido de melhor estruturar seu projeto educativo;
2. Aplicar os fundamentos pedagógicos que orientam as diretrizes da Enfam em ações educativas necessárias para o desenvolvimento de competências;
3. Reconhecer o trabalho e as especificidade da docência no contexto da magistratura;
4. Identificar os aspectos relacionados ao aprender, ensinar e avaliar;
5. Analisar os elementos constitutivos do trabalho educativo;
6. Identificar os elementos que integram as ações educativas e a prática de ensino;
7. Aplicar na ação docente.Público-alvo
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Educação Profissional a função da Escola no contexto da magistratura e diretrizes pedagógicas da Enfam/Escolas;
Perspectivas/tendências educacionais/pedagógicas;
Os profissionais da Educação e o trabalho educativo;
Os desafios, o papel e as atividades docente no contexto educacional e da magistratura;
O saber docente no contexto da formação da magistratura – elementos constitutivos do trabalho educativo considerando o contexto, as Diretrizes Pedagógicas da Enfam/Escola e o projeto pedagógica da instituição;
A construção coletiva do saber/competências docente.
Educação, instrução e docência no contexto da magistratura;
Especificidades do ensino e da aprendizagem – ensinar, aprender e avaliar (aspectos da literatura e do contexto);
Competências e os saberes docente no contexto de formação profissional da magistratura;
A construção do conhecimento e a formação de Magistrados na perspectiva curricular de desenvolvimento de competências;
Elementos constitutivos do trabalho educativo – níveis de planejamento e a relação entre o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação.
A estruturação de uma ação educativa com a finalidade de desenvolvimento de competências.
Calendário de cursos e eventos