Esmec abre inscrições para dois cursos EaD da Enfam compartilhados

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) está com inscrições abertas para os cursos Gestão de Pessoas e Tribunal do Júri – ambos ofertados com conteúdo compartilhado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam). Somando os dois cursos, no total, estão sendo ofertadas 80 vagas. Cada um deles tem […]

A Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec) está com inscrições abertas para os cursos Gestão de Pessoas e Tribunal do Júri – ambos ofertados com conteúdo compartilhado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam).

Somando os dois cursos, no total, estão sendo ofertadas 80 vagas. Cada um deles tem 40 vagas disponibilizadas, sendo 36 para juízes e desembargadores do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e 4 para magistrados vinculados a outros tribunais.

Os cursos serão realizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Esmec, em datas diferentes. O de Gestão de Pessoas ocorre no período de 16 de abril a 25 de maio, e as inscrições ficam abertas até 10 de abril. Já o Tribunal do Júri será ministrado de 23 de abril a 23 de maio, e o prazo de inscrição encerra em 17 de abril.

Para participar, o magistrado interessado deve se inscrever por meio de um dos seguintes formulários:

Gestão de Pessoas

Tribunal do Júri

Sobre os cursos

Com carga de 40 horas-aula, o curso de Gestão de Pessoas destina-se ao magistrado que, para ter promoção em carreira e acessar o tribunal, precisa cumprir um mínimo de 40 horas-aula anuais em curso oficial de formação continuada. A ação formativa busca desenvolver nos participantes o senso crítico para a reflexão sobre o papel da liderança no novo contexto de gestão de pessoas, entre outras competências.

O curso Tribunal do Júri tem carga horária de 30 h/a e busca interpretar e aplicar os dispositivos processuais de acordo com os princípios constitucionais essenciais à natureza do Tribunal do Júri como garantia fundamental, além de realizar com segurança a instrução e os debates em plenário, entre outros quesitos.